Transmissor - Conceito, o que é, Significado

TransmissorO termo transmissor é polissêmico, conta com vários significados diferente segundo o contexto utilizado. O mundo da comunicação se refere aos aparelhos que transmitem uma mensagem ao seu receptor através de um canal, por exemplo, uma antena parabólica ou um terminal de telefonia móvel. Na economia, o transmissor é chamado de emissor: indivíduo ou entidade que coloca em circulação os títulos, valores e notas. Enquanto que na mecânica o termo transmissor é usado para denominar os conectores que colocam em funcionamento um aparelho.

O transmissor como elemento de comunicação

Além disso, todos os significados de transmissor fazem a referência de sua função como um dos fatores da comunicação.

O processo de comunicação tem sempre por definição duas partes envolvidas: a presença de alguém que transmite a mensagem (o emissor) e daquele que a receba (o receptor). A teoria linguística preconiza que todo processo comunicativo, seja qual for o canal utilizado (a fala, a escrita, a linguagem de sinais, etc.) é composta por 8 passos, dos quais 3 correspondem ao emissor.

O transmissor é responsável por iniciar o processo de comunicação: criar uma mensagem e enviá-la ao receptor

Por sua vez, ele analisará a informação reconstruindo a mensagem. Uma vez sintetizada a mensagem e construído seu significado ele se transformará em emissor a partir do momento que responde à mensagem enviada.

Para que todo este processo seja realizado de maneira satisfatória é indispensável que o transmissor (emissor) e o receptor tenham o mesmo sistema de linguagem, por exemplo, que falem o mesmo idioma, de maneira que as mensagens enviadas ao transmissor possam ser compreendidas pelo receptor. Além disso, as palavras devem ser enviadas por um canal de informação apropriado (oral ou escrito) da qual pode variar conforme o tipo de comunicação estabelecido pelas partes envolvidas.

E finalmente, vale destacar que no dia a dia todas as pessoas exercem um papel de transmissor ou receptor em algum momento e que estes papéis vão mudando de forma natural.

Transmissores codificados

Em certas situações é possível que o transmissor e receptor limitem o acesso à informação que estão recebendo, por isso que se recorre à codificação. Atualmente, este processo é comum na televisão por satélite, onde algumas cadeias emitem um sinal codificado e que só pode ser acessado através de um decodificador específico. Historicamente, o caso mais famoso foi da máquina Enigma, usada pelo exército nazista na Segunda Guerra Mundial, para evitar que suas mensagens fossem enviadas aos aliados de forma que não pudessem entender o que se falavam.

Imagem: iSTock. RegenerationX

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: