Tradicional - Conceito, o que é, Significado

TradicionalDenomina-se tradicional a toda cerimônia ou costume praticado antigamente e que se relaciona com uma determinada cultura ou história de uma comunidade. O tradicional pode ser manifestado em diversas expressões artísticas que explicam o cotidiano de uma maneira enraizada na história de um povo. Cada organização social suavemente complexa estabelecida como uma unidade de cultura própria é capaz de evidenciar uma tradição. Assim, é possível falar de tradição em povos marginalizados, em tribos escondidas com pouco contato; no entanto, é possível referir-se à tradição em uma cultura hegemônica e de grande importância na sociedade majoritária.

A tradição ocidental, por exemplo, explica toda a história que lhe foi atribuída, em especial no que se refere a seus sistemas de pensamento e crenças. Assim, existe uma cultura e um conjunto de ideias que podem ser atribuídos ao ocidente num passado remoto, mas que com o tempo são retroprocessados e dão lugar a novas formas de pensamento e expressões culturais. Na verdade, a tradição representa tudo aquilo que uma determinada história e compartilhada por uma sociedade foi ficando no passado, apesar deste processo sofrer transformações. Esta circunstância não é inferior ou acidental, em uma tradição de qualquer espécie, alguns elementos persistem ao longo do tempo pelo simples fato de serem mais necessários, por oferecer algum tipo de benefício, etc.

Diante do exposto, pode-se falar em certo momento de uma oposição entre o novo e o tradicional. Esta premissa pode se tornar uma falsa escolha; de fato, muitos elementos que eram considerados novos, logo formaram parte de uma determinada tradição. Esta circunstância se explica pelo fato de que o que define o tradicional é sua capacidade de perdurar no tempo como consequência de uma aceitação generalizada.

Uma corrente que apostou numa defesa fervorosa dos elementos tradicionais de um povo foi o Romantismo. Na verdade, ele se alimentou em grande parte das tradições e dos folclores das comunidades, que por falta de uma visão acadêmica, foram considerados marginais. Assim, muitos temas de obras surgidas no romantismo se nutrem de raízes folclóricas, verdadeiros elementos tradicionais da população. Cada autor cria, em virtude de seu talento, uma trama que trata destas tradições como matéria-prima.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: