Trabalho Social - Conceito, o que é, Significado

Trabalho-SocialDenomina-se trabalho social a qualquer atividade que pretende melhorar as condições materiais, de salubridade, culturais ou educativas da população. Dada a dificuldade de possuir uma renda com estas circunstâncias, o trabalho social costuma relacionar-se com organizações que excluem o lucro. Este tipo de ação pode ser patrimônio qualquer, mas geralmente são as organizações não governamentais as mais relacionadas a este tipo de iniciativa. O trabalho social enfatiza os setores da população que têm as necessidades não atendidas e pretende funcionar como um paliativo a esta circunstância. É, portanto, de grande importância seu desenvolvimento e promoção.

Normalmente os indivíduos em particular e a sociedade têm as necessidades atendidas através de seu trabalho e da demanda de bens e serviços do mercado. Dependendo do livre jogo entre a oferta e a demanda, os preços são determinados pelos bens e serviços. No entanto, por causa do fracasso econômico, muitas destas circunstâncias não são atendidas. É aí onde fica evidente a presença do trabalho proveniente do denominado setor terciário disposto a oferecer serviços que possam atender qualquer tipo de contenção a esta situação.

As funções que podem acumular os assistentes sociais, ou seja, trabalhadores sociais, são as seguintes: oferece tratamento de psicológico ou terapia a famílias, casais e indivíduos; elabora programas e diversos projetos junto com órgãos governamentais e não governamentais para melhorar o desenvolvimento social; facilita informação e contatos com órgãos que proporcionam recursos socioeconômicos; orienta indivíduos e famílias para uma resolução pacífica dos conflitos através de diálogos; dedica-se à investigação de circunstâncias sociais de modo que permita uma interpretação profunda dos fenômenos vigentes, tratando de identificar problemas e elaborar propostas que visem em contribuir com soluções; avaliam-se os planos e projetos sociais de acordo com as necessidades previstas; mantém o controle das comunidades e dos indivíduos que necessitam de assistência sob qualquer forma.

Conforme dito anteriormente, à medida que o trabalho social se enquadra no tratamento de problemas que dificilmente podem ser resolvidos através do mercado, é uma orientação que geralmente exclui o lucro. É por isso que os assistentes sociais costumam realizar suas atividades em organizações não governamentais (ONG) e no ambiente público; áreas que baseiam sua existência no tratamento dos setores mais vulneráveis da população.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: