Toxicologia - Conceito, o que é, Significado

A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos que certas substâncias químicas têm sobre o organismo dos seres vivos, assim como decifrar a partir de qual nível estas substâncias passam de um ser composto seguro para um potencialmente nocivo.

Níveis de toxicidade

Determinar os níveis de toxicidade é realmente complicado, pois nem todas as pessoas reagem da mesma forma com as mesmas substâncias. O que para alguns é uma dose inócua para outros pode ser uma dose mortal.

Existem muitas dúvidas no que se diz respeito à ação dos efeitos que determinadas substâncias podem ter, sendo assim a solução para este tipo de problema é determinar os níveis de toxicidade.

Trata-se de valores que se diferenciam, desde o ponto de vista toxicológico, entre o nível de exposição que não teria nenhum tipo de efeito e o nível de exposição com efeitos. Portanto, o valor de referência vem delimitado pela concentração mínima de uma substância capaz de gerar alguma reação ao organismo, ou então, a quantidade máxima de um composto que pode ser absorvido pelo organismo sem gerar algum tipo de efeito detectável.

Métodos de estudos da toxicologia

Os toxicólogos usam principalmente dois métodos para comprovar as teorias sobre a toxicidade de uma substância: os ensaios experimentais realizados em animais ou plantas e posteriormente as análises referentes aos casos de intoxicação em humanos. Junto a estes ensaios podemos incluir a experimentação direta sobre os humanos, embora este método seja raramente utilizado devido às implicações legais e éticas.

Em cada um destes métodos utilizados a maioria tem pontos positivos, mas também negativos. No caso das análises retrospectivas de intoxicações ocorridas em humanos, estas se apresentam como o veículo perfeito para obter dados confiáveis sobre a toxicidade estimada de uma substância, mas que por sua vez é difícil encontrar voluntários para fazer os testes.

No caso de experiências com animais, a grande vantagem está na possibilidade de obter informações que rapidamente podem ser transferidas aos seres humanos. Apesar de que os toxicólogos sempre usam os níveis máximos de exposição em relação a uma substância, de maneira que não cause efeitos adversos. Há muitas pessoas que são contra o uso de animais em experimentos científicos, pois consideram uma forma de maltrato ao animal.

Imagem: iStock. karnt

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: