Tipología - Conceito, o que é, Significado

TipologiaTodos os conhecimentos, ciências, disciplinas teóricas e práticas necessitam de uma estrutura geral e uma série de ramos específicos. Isto estabelece uma classificação detalhada de cada campo. E para realizar essa classificação é necessário agrupar os casos particulares dentro de uma tipologia. Assim, a ideia de tipologia é uma forma de organização diferente do que há em comum. Vamos examinar como exemplo uma ideia concreta: um grupo de jovens é escolhido para praticar um esporte conforme sua morfologia ou tipologia física. Este critério de classificação tem uma razão de peso: as características individuais de cada atleta se encaixam em um esporte melhor do que outro.

Uma reflexão sobre a ideia de tipologia

A tipologia é um conceito geral e aplicável a qualquer aspecto da realidade. Por exemplo, um automóvel pode ser de um tipo ou de outro e o mesmo acontece com qualquer objeto ou ideia.

O pensamento abstrato tem uma característica específica: explica o individual e o entende como parte de um conjunto, ou seja, de uma tipologia mais geral. Quando estudamos os triângulos em seu conjunto, podemos agrupá-los em subdivisões diferentes (equiláteros, isósceles, escalenos e retângulos). Em outras palavras, cada triângulo pode ser entendido como exemplo de uma tipologia ou outra. Qualquer planejamento científico incorpora em sua estrutura geral o conceito da tipologia.

Quando pensamos na palavra tipo há outra com significado e classe idêntica. Há uma necessidade racional de colocar ordem diante de muitos casos individuais, pois cada caso faz parte de uma classe. Esta necessidade foi incorporada pelos primeiros cientistas da antiguidade (por exemplo, Aristóteles fez a primeira classificação dos seres vivos). Qualquer classificação parte da observação e posteriormente se agrupa ao que é estudado levando em conta as semelhanças de cada elemento ou espécie individual.

A ideia de tipologia é dinâmica e alternante, uma vez que o progresso do conhecimento acrescenta novas classificações. Neste sentido, a tendência do conhecimento se encontra dirigida a uma especialização de forma gradativa.

Vamos pensar na Oftalmologia

Há alguns anos, os oftalmologistas trabalhavam com qualquer doença ocular, mas o avanço desta disciplina fez com que esses profissionais tivessem que se especializar em uma tipologia concreta para as doenças do olho (as refrativas, as específicas de córnea ou da retina). Este exemplo é uma ideia geral e ilustrativa: o conceito tipologia depende do próprio progresso teórico de cada disciplina.

Foto: iStock, Squaredpixels

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: