Texto Argumentativo - Conceito, o que é, Significado

Entende-se por texto argumentativo o conteúdo de uma escritura cuja principal característica se baseia na análise de ideias, ou seja, em um raciocínio. De modo geral, qualquer texto desta natureza apresenta três aspectos:

1) uma tese ou ideia principal;

2) uma série de razões ou argumentos que avaliam a tese;

3) uma conclusão ou síntese que reafirma a tese inicial.

Neste sentido, os argumentos apresentados são válidos quando apresentam determinadas características

Estão baseados em dados demonstráveis, são irrefutáveis, apresentam uma dimensão objetiva e não possuem aspectos discutíveis (por exemplo, elementos subjetivos ou argumentos ilusórios).

Nem todos os argumentos possuem a mesma autenticidade. Vamos colocar dois exemplos opostos: um argumento pode ser entendido como válido quando é utilizado por um indivíduo de grande autoridade, mas este mesmo tipo de argumento muitas vezes é discutido pelo fato deste intelectual estar tremendamente equivocado. Por outro lado, existe o argumento baseado em uma metodologia científica mais rigorosa e aceito pela comunidade de cientistas. De qualquer forma, deve-se levar em conta que todos os argumentos possuem contra-argumentos correspondentes.

Os mais variados textos argumentativos possuem algo em comum: pretendem que suas ideias sejam atrativas ou válidas para uma pessoa. Em outras palavras, os argumentos têm o propósito de convencer alguém sobre algo.

Textos não argumentativos

Para entender algo é conveniente explicar o que não é. Assim, um texto narrativo pretende descrever uma sucessão de fatos que ocorrem em determinado tempo e lugar, assim como sua finalidade pode ser informativa (por exemplo, uma notícia da imprensa) ou destinada ao entretenimento (um conto, um romance ou o relato de um herói). O texto descritivo é aquele que explica algo sem a intervenção do tempo cronológico como elemento que faz parte daquilo que se conta (é o caso da descrição de uma paisagem ou de um objeto). O texto expositivo é aquele que indica fatos objetivos com a intenção de informar sobre algo (por exemplo, a definição de um animal através de suas principais características).

Alguns exemplos de textos argumentativos:

- Um ensaio filosófico que defende certas ideias e uma série de argumentos;

- Um ensaio científico que explica certas propostas através de dados, provas e hipóteses contrastadas;

- Uma monografia histórica na qual o autor explica uma nova visão de determinados fatos;

- Um artigo de opinião que defende uma posição ideológica;

- Uma manifestação de um grupo de profissionais que defendem seus interesses;

- Um documento que denuncia uma situação social.

Imagem: iStock, shironosov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: