Terrorismo - Conceito, o que é, Significado

TerrorismoA palavra terrorismo é conhecida como toda atividade criminal de caráter violento que se realiza com o fim de conseguir uma série de objetivos políticos. Normalmente, mesmo que não seja de maneira exclusiva, esta definição é aplicada à combinação de atos com derramamento de sangue ou de atentados contra a vida humana, realizados por parte de organizações ou indivíduos com a intenção de exercer coação para alcançar suas aspirações.

Entretanto, o terrorismo é representado muitas vezes por parte de governos antidemocráticos que empregam esse termo para definir as atividades de adversários políticos que se opõem a um regime, assim como, em certas ocasiões, através de armas de arremesso.

Objetivos do terrorismo

Diferentemente dos atos de delinquência comum, o terrorismo é movido por objetivos políticos. Sua pretensão não é mais do que criar uma situação de caos e terror na população para forçar o governo atuante a fraquejar diante de suas demandas.

O que chama a atenção deste acontecimento é que, historicamente, está comprovado que o uso do terrorismo quase nunca termina com seus objetivos finais, uma vez que os governos criam um perigoso precedente no caso de ceder às pressões destes grupos. Daí alguns estudiosos do fenômeno terrorista oferecem uma explicação para a comissão deste tipo de ato.

O terrorismo é um assunto de pura complexidade porque está ligado a aspectos políticos com outro tipo de fatores.

Terrorismo integrista

Prova disso é o auge de movimentos integristas que fazem do terrorismo sua razão de ser. Estes movimentos não se limitam a um único território geográfico e nem pretendem a existência de um governo concreto que adote uma série de medidas políticas. São movimentos com enorme crença religiosa que pretendem impor uma série de padrões culturais próprios do islamismo radical e que atuam de maneira global em todas as áreas possíveis.

Grupos como Al-Qaeda ou Isis criaram uma nova visão do conceito terrorismo. Longe de atuar na clandestinidade, buscam obter a maior exposição possível e tratam de recrutar novos membros utilizando as novas tecnologias existentes.

O terrorismo é, portanto, um fenômeno com inúmeras conotações e a dificuldade de definir suas causas e origens é um dos motivos principais de conseguir sua erradicação.

Imagem: iStock, Allkindza

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: