Tergiversar - Conceito, o que é, Significado

TergiversarTergiversar significa oferecer uma versão dos fatos que não corresponde com a verdade. Vamos ilustrar esta ideia com um exemplo bem simples. Comento a um conhecido que estou contente com minha casa nova, mas que tenho que fazer algumas reformas. Se este conhecido conta a outra pessoa que vou reformar a casa porque estou descontente significa que ele está tergiversando minhas palavras, ou seja, não está expressando fielmente a ideia que eu queria transmitir.

Quando se diz que há uma tergiversação das palavras, normalmente, significa que essa pessoa interpretou algo de maneira interesseira e com má intenção. Assim, entende-se que a tergiversação não é um simples erro sem importância, mas que está associada à má fé.

O termo tergiversação é sinônimo de manipulação, deformação, distorção ou alteração. Consequentemente, qualquer forma de tergiversação envolve certo engano. Aquele que tergiversa um discurso oferece uma versão distorcida previsivelmente com o propósito de apresentar sua própria interpretação.

Contextos próprios da tergiversação da linguagem

No campo da disputa dialética própria da atividade política é comum haver uma desqualificação entre os rivais políticos. E para desqualificar o oponente é bem provável que se recorra à tergiversação de suas palavras.

No jornalismo também há certa inclinação para manipular uma realidade através da linguagem. Vamos supor que um jornalista presente na coletiva de imprensa do prefeito de uma cidade escuta o mandatário dizer que o índice de pobreza infantil está diminuindo, só que estas palavras são refletidas no jornal local com a seguinte manchete: “Grave problema de pobreza infantil”. Neste caso, há uma deformação evidente das palavras, pois o que foi dito na realidade é reproduzido com um sentido totalmente diferente.

Em certas ocasiões, a tergiversação na comunicação apresenta uma dimensão mais sutil

Vamos ver esta ideia com outro exemplo: o uso da palavra empreendedor no lugar do termo empresário. A palavra empreendedor tem uma conotação positiva enquanto que o termo empresário tem uma valorização oposta, apesar de que ambos os termos significam basicamente o mesmo.

O uso de eufemismos é outra estratégia para tergiversar uma realidade através da deformação da linguagem. No contexto histórico das ditaduras era muito comum a utilização de expressões que soavam bem para conseguir objetivos perversos. Por exemplo, na época do stalinismo originou-se o conceito “inimigo do povo” para referir a qualquer pessoa que era contra o regime ditatorial.

Imagem: iStock, sturti

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: