Tenacidade - Conceito, o que é, Significado

TenacidadeTenacidade é a capacidade de manter-se firme em um projeto, apesar das dificuldades que possam surgir. É, sem dúvida, uma qualidade moral e própria de uma personalidade segura de suas convicções. A tenacidade pode ser útil em diferentes circunstâncias da vida, especialmente quando os resultados obtidos se distanciam dos procurados. Além de uma qualidade moral, o termo também se refere a uma das características dos materiais. Na verdade, os materiais apresentam características diferentes, uma delas é a tendência em resistir à deformação e às rachaduras.

Primeiramente, em seu significado ético, a tenacidade corresponde à atitude de firmeza no caráter e na decisão. De certa forma, esta é outra maneira de se referir à perseverança. Para isso, devem estar bem claro os objetivos e os motivos pelos quais desejam ser alcançados. Também devem ser considerados os recursos próprios e quais podem ser recebidos de outras pessoas. E finalmente, deve-se tentar incansavelmente o objetivo sem desistir jamais. A tenacidade pode sem dúvida ser melhorada e cultivada para alcançar a perseverança nas diversas decisões que são tomadas na vida.

No segundo caso, considerando a própria qualidade dos materiais, a tenacidade está relacionada com a energia capaz de absorvê-la. Neste sentido, é muito importante a estrutura molecular e a consistência que o material apresenta. A tenacidade é testada através de diversos ensaios de tração e impacto.

Esta característica é importante na medida em que pode ser utilizada na prática. Na verdade, muitas máquinas, por exemplo, deve manter um nível de tenacidade suficiente em suas estruturas de forma que a força empregada não lhes quebre ou deforme. Em outros casos, atingir certo grau de deformação pode ser útil para amortecer um choque. É por isso que existe uma disciplina que se encarrega especialmente em analisar estas propriedades e fornecer soluções de acordo com elas.

Ambos os significados estão relacionados pelo fato de manter uma determinada forma de ser, apesar das dificuldades que ocorrem. Como conceito, a tenacidade é uma capacidade que torna inalterável uma entidade, seja real ou abstrata, apesar das circunstâncias externas; circunstâncias que só podem ser alcançadas internamente.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: