Tempestade de Areia - Conceito, o que é, Significado

O conceito tempestade está associado geralmente a alterações atmosféricas com certa intensidade: ventos fortes, chuva abundante e raios. Porém, a ideia de tempestade apresenta uma grande variedade de formas e contextos: a tempestade elétrica, a tempestade solar, em alto mar, etc. Neste contexto, vamos abordar uma modalidade em especial: a tempestade de areia.

Como ela acontece?

O fator que ativa esse fenômeno é a intensidade do vento que ao soprar sobre a superfície de areia faz com ela se eleve na mesma direção do vento (as partículas de areia se elevam por suspensão). Evidentemente, isso acontece em lugares desérticos do planeta (em algumas áreas da Austrália, dos Estados Unidos, do Saara, entre outros). As rajadas de areia causam efeitos devastadores e afetam toda a população.

Em relação às suas causas, os especialistas em meteorologia consideram que a seca e a mudança climática são fatores determinantes.

Como lidar com elas?

Este fenômeno natural é imprevisível e ao mesmo tempo ocorre de maneira totalmente fiel, mas é possível adotar medidas para que seus efeitos sejam o menos grave possível. Neste sentido, os especialistas aconselham tomar uma série de precauções: em primeiro lugar é recomendado usar máscara sobre o nariz e a boca; é recomendável também proteger os olhos e buscar um terreno alto para poder abrigar-se. O efeito do vento pode mover objetos pesados e causar impacto sobre as pessoas. Assim mesmo, é conveniente buscar um abrigo seguro.

Nos territórios onde as tempestades de areia são frequentes, as autoridades têm experiência com este fenômeno atmosférico e por esse motivo promovem campanhas para minimizar seu impacto (por exemplo, as autoridades de transporte do estado do Arizona propõem aos motoristas não utilizar seus veículos para evitar acidentes se há previsão de tempestade de areia).

A ciência e a tecnologia têm um papel importante diante desta alteração atmosférica

De fato, são utilizados filtros para realizar estudos sobre sua medicação e impacto. Porém, estes filtros não são totalmente eficientes, pois se obstruem em consequência da abundância de areia. Devido a isso, são estudadas soluções técnicas alternativas, por exemplo, a utilização da energia solar.

Outra estratégia para lutar contra as tempestades de areia consiste na plantação de árvores nas áreas mais desérticas. Essa tentativa de propagação de árvores no deserto é uma solução ideal, pois reduz o impacto das tempestades e paralelamente combate o efeito das mudanças climáticas. Existem várias espécies de plantas que são adequadas, mas os especialistas consideram que a planta Jatropha curcas é a mais apropriada porque é muito resistente ao calor.

Imagem: iStock, liseykina

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: