Temperamento - Conceito, o que é, Significado

TemperamentoDenomina-se temperamento à tendência que manifesta o comportamento de uma pessoa nas mais variadas circunstâncias de sua existência. Pode ser definida por uma determinada regularidade nesse comportamento, onde se mantém estável apesar dos vários ambientes que pode expor-se. Existe a discussão a respeito desta tendência, se ela é adquirida ou uma herança genética, embora claro possam coincidir ambos os aspectos. No entanto, este problema não é fácil de solucionar pelo fato da pessoa ser única e com um comportamento difícil de lidar.

O estudo do temperamento não é exclusivo dos tempos modernos, pois já estava presente nos antigos. Assim, desde a Grécia clássica tentou-se explicar uma classificação de todas as formas de ser das pessoas em quatro grandes grupos considerados suficientemente representativos. Além do simplismo que esta classificação pode parecer no inicio do século XXI, o certo é que vale a pena observar a descrição feita, ao menos como simples curiosidade. Assim, se refere a um temperamento inclinado aos prazeres e com calor humano, onde se primam as emoções; a um temperamento que se destaca por sua calma em diversas circunstâncias, apesar das dificuldades; a um temperamento com tendência introvertida e paixão pelas artes em função de sua sensibilidade; e por último, a um temperamento que se mostra extrovertido, com tendência à atividade e que tenta fazer prevalecer seu ponto de vista sobre os demais.

Na atualidade, a presente descrição tem ficado um pouco desatualizada, considerando que explica as quatro estruturas de comportamento estancadas na pluralidade das pessoas que habitam e habitaram a Terra. Isto implica uma dificuldade para o bom desenvolvimento da personalidade e a conseguir melhorias. De fato, embora seja certo que o comportamento das pessoas costuma mostrar certas características permanentes no que se diz respeito às várias situações apresentadas; também é evidente que uma pessoa varie seu comportamento de modo significativo ao longo dos anos, seja por motivos pessoais, como também por experiências de vida que se comprometeram assumir.

Portanto, é importante ter confiança para que nossas atitudes e formas de comportamento possam melhorar com o tempo, isto é, dar melhores respostas ao nosso ambiente, qualquer ela qual for, para aumentar nosso bem-estar e das pessoas que nos rodeiam.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: