Telecinese - Conceito, o que é, Significado

A telecinésia ou telecinese é um fenômeno mental que consiste na suposta capacidade de alguns indivíduos em mover objetos através da sua força ou poder mental (o termo provém do grego “tele” que significa longe e “kinesis” que quer dizer movimento). Obviamente, para alguns, trata-se de algo sem fundamento científico e, portanto, é um saber próprio do esoterismo pertencente à esfera da pseudociência. No entanto, os defensores da autenticidade do poder da telecinese consideram que se trata de uma faculdade mental que ainda não pode ser explicada a partir dos parâmetros científicos atuais.

Argumentos a favor da telecinese

Aqueles que afirmam que é possível deslocar objetos usando apenas a mente apresentam a seguinte explicação através de três argumentos:

1) Há indivíduos com capacidade de concentração absoluta;

2) A concentração da mente foca determinados objetos através de campos eletromagnéticos;

3) Após a concentração e ativação dos campos eletromagnéticos pode-se ativar a energia cerebral capaz de deslocar um objeto de lugar (este último passo seria propriamente o efeito da telecinese).

Certas pessoas afirmam que a telecinese não é algo produzido pela magia. Consideram que ainda não conhecemos plenamente o funcionamento do cérebro humano, portanto, a ciência não é capaz de explicar este tipo de fenômeno.

Ao longo da história existem casos de indivíduos que demonstraram que a mente pode mover objetos e não é suficiente pensar que todos eles eram farsantes.

O fato de não haver uma explicação racional e lógica sobre a telecinese não significa que ela não exista, mas sim que ainda é desconhecida.

Argumentos contra a telecinese

As leis da natureza servem para explicar todos os fenômenos, no caso do deslocamento de objetos, há a alteração de um princípio básico: a ideia de força. A força equivale ao produto entre a massa e a aceleração (segundo a lei de Newton) e essa lei não é aplicada à telecinese. Consequentemente, o suposto poder mental de certos indivíduos é uma forma de engano e manipulação.

Se realmente existem pessoas com este poder, seria justo que demonstrassem publicamente e sua suposta capacidade poderia ser supervisionada por cientistas de grande prestígio.

Nos últimos anos, diversas pesquisas revelaram a existência de montagens e falsificações demonstrando as telecineses mais impactantes.

Imagem: iStock, CharlieAJA

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: