Teimoso - Conceito, o que é, Significado

Podemos chamar de teimoso ou teimosa toda a pessoa que defende uma posição de maneira firme. Na linguagem corrente são utilizados termos que atuam como sinônimo: cabeçudo, cabeça-dura, turrão ou obstinado.

Em princípio, a teimosia expressa uma tendência negativa, pois se trata de um comportamento inflexível ou intransigente. Esta avaliação desfavorável pode tornar-se positiva em algumas circunstâncias. Se um indivíduo é equilibrado, lutador e persistente na hora de cumprir com suas obrigações ou compromissos, sua teimosia tem um sentido positivo e apreciável.

Assim, o teimoso é alguém que não dá o braço a torcer e não escuta os demais

Em contra partida, há um componente de firmeza e determinação em sua atitude. A perseverança e a inflexibilidade são as duas formas de teimosia.

Do ponto de vista etimológico, a palavra teimoso vem do latim, mais especificamente de testa (que significa cabeça) e de rudis (aquilo que custa aprender), assim, o seu sentido significa estrito mostra uma pessoa que tem dificuldade na hora de aprender: um cabeça-dura.

Quem é teimoso mostra uma postura emotiva e normalmente não é muito racional. É provável que este comportamento possua um sentimento de orgulho ou de amor próprio.

A teimosia pode ser entendida como uma resposta de autoafirmação

Precisamos nos sentir seguros sobre nossas convicções e defendê-las com intensidade; isso nos proporciona certa segurança pessoal.

O teimoso mantém sua postura fortemente e sem concessões, pois evita duvidar de si mesmo ou inclusive reconhecer que poderia estar errado. Seu comportamento gera uma reação desfavorável aos demais, até chegar ao ponto de mostrar que não é possível dialogar com um teimoso.

Na tradição oral popular, há expressões e certos ditados que se referem a estas características. Por exemplo: “montar no macho” é uma expressão usada com frequência no México para indicar que alguém é teimoso ou cabeça-dura.

Do ponto de vista da psicologia, considera-se que o teimoso é alguém que resiste a mudança e que rejeita as novidades, uma vez que sua teimosia obedece a um mecanismo de defesa inconsciente: “Eu me mantenho firme e assim não tenho que passar por nenhuma mudança”.

Imagem: iStock. inhauscreative

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: