Soldagem Industrial - Conceito, o que é, Significado

A soldagem é um processo de fabricação que unifica dois tipos de materiais diferentes, normalmente metais. Isto é possível graças à adição de vários metais em um único corpo, de maneira que as peças são soldadas através do derretimento de metais e pelo acréscimo de um material de enchimento derretido que tenha um ponto de fusão menor do que a peça a ser soldada.

O processo de soldagem aplicados na indústria é realizado em função da forma como os metais de enchimento são alimentados na soldagem. Desta maneira, consegue-se uma porção de material fundido que, ao esfriar, se torna uma peça única, sólida e rígida.

Durante um processo de soldagem podem ser utilizadas várias fontes de energia

Uma chama de gás, um arco elétrico, um laser, um feixe de elétrons, um processo de fricção por ultrassom, etc. Geralmente, a energia necessária para unir duas peças de metal provém de um arco elétrico.

Por fazer parte de um processo industrial, a soldagem pode ser realizada em vários tipos de ambientes: ao ar livre, abaixo do mar ou no espaço. Como se trata de uma técnica de certo perigo, é imprescindível adotar medidas de segurança para evitar queimaduras, descargas elétricas ou sobre-exposição à luz ultravioleta.

Deve-se lembrar de que até o final do século XIX, o único processo de soldagem era de frágua, da qual os ferreiros esquentavam os metais através de uma batida sistemática. Na atualidade, esta modalidade é apenas empregada em algumas artes industriais.

Tipos de soldagem

Há dois tipos de soldagem: com alimentação de arame e com eletrodo revestido. No primeiro caso utiliza-se uma pistola para alimentar a área de soldagem, para isso podem ser usadas pistolas comuns ou pistolas de bobina (as comuns são usadas no arame localizado dentro da máquina e alimentado através de um cabo, já as pistolas de bobina usam arames localizados na mesma pistola).

Vale destacar que o tipo de arame determina a configuração da máquina de soldar. Assim a partir do momento que se utiliza o arame sólido, o gás de proteção do cilindro conectado à máquina se torna necessário para proteger as peças soldadas (este sistema também é conhecido como soldadora MIG, ou seja, de gás inerte em metal). Quando se usa o arame com núcleo de fundente (produto químico que se localiza dentro do arame e serve para facilitar sua proteção), nenhum elemento adicional se torna necessário.

Imagem: iStock. Prasit Rodphan

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: