Sociologia - Conceito, o que é, Significado

Como seu nome próprio nome indica a sociologia é a ciência que estuda a sociedade, da mesma maneira que a antropologia estuda o homem e as ciências políticas os fenômenos políticos. Neste sentido, deve-se destacar que o ser humano é um indivíduo que vive em sociedade e, por tanto, a mesma por ser analisada em suas diversas dimensões ou dinâmicas.

Os sociólogos não estudam a sociedade num sentido geral, mas sim em suas áreas específicas, tais como a pobreza, o racismo, determinados grupos, movimentos migratórios ou de moda.

A origem da Sociologia

No século XVIII, a ciência moderna se consolidou e esta circunstância fez com que surgissem novas disciplinas teóricas de caráter científico. Uma dessas novas áreas do conhecimento é a sociologia. Esta nova ciência não apareceu de forma espontânea, mas sua origem foi um marco intelectual para a época.

A partir do século XVIII, o panorama intelectual abriu seus horizontes para as ideias ilustres, mas também aconteceram importantes mudanças políticas, especialmente a Revolução Francesa. Este clima de renovação se firmou no século XIX com as ideias liberais e os grandes avanços tecnológicos.

As mudanças políticas, econômicas e cientificas tiveram uma clara influência no comportamento da sociedade e produziram fenômenos sociais que deviam ser estudados com uma perspectiva científica

Assim, alguns pensadores se dedicaram em compreender as estruturas da sociedade ou classes sociais, assim como seus problemas, ideias e tudo aquilo relacionado à coletividade humana. Com esta renovada visão foi criada um novo conhecimento: a sociologia.

O primeiro pensador a utilizar o termo sociologia foi o francês Augusto Comte, em 1840. O uso deste vocábulo faz muito sentido, pois vem da raiz latina “socius” (sociedade) e do grego “logia” (conhecimento ou ciência), assim ambos os conceitos se referem a duas questões essenciais do ser humana: é um animal social e um ser inteligente.

Perspectiva sociológica na atualidade

A sociologia é uma forma de entender o conjunto das relações humanas. Desta forma, o sociólogo atual pode estar interessado em questões de diversas índoles, tais como: o trabalho de um grupo influencia o voto, as relações entre o contexto geográfico e as ideias, os movimentos de protesto, o papel dos meios de comunicação e as tensões entre os vários coletivos em um país. E tudo isso é estudado com parâmetros e ferramentas científicas tais como a estatística, a metodologia das ciências, as técnicas de investigação social, etc.

Imagem: Fotolia - Rawpixel

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: