Sentimentalismo - Conceito, o que é, Significado

Alguns acontecimentos ou vivências impressionam o nosso espírito e assim se transformam em algum sentimento. A variedade de sentimentos é muito ampla: o amor, o ciúme, a raiva, raiva, a tristeza e a melancolia.

Quando o sentimento se manifesta de maneira exagerada podemos falar de sentimentalismo. Afirma-se que uma ideia oposta seria o racionalismo, uma corrente que dá um especial protagonismo à razão.

Algumas manifestações culturais se caracterizam pelo sentimentalismo, por exemplo, o movimento artístico do romantismo exalta a emotividade humana

Existem certos gêneros literários que têm esta particularidade. No caso da novela romântica, os personagens vivem paixões intensas e há uma atmosfera de grande intensidade emocional.

A ideia de sentimentalismo pode ser empregada de forma pejorativa, dando a entender que o sentimento expresso é desmedido, exagerado e inclusive fingido. Quando alguém se emociona facilmente diante de situações cotidianas, afirma-se que é um sentimental e, portanto, faz parte do sentimentalismo. Em certas ocasiões, considera-se que esta resposta é forçada, incomum e teatral.

Alguns filmes ou séries de televisão enfatizam o sentimentalismo, sendo que procuram a cumplicidade do espectador, provocam grande emoção e algumas lágrimas. Algo muito parecido acontece em algumas notícias ou anúncios publicitários onde se pretende tocar a sensibilidade do espectador, isto é, despertar uma emoção intensa e profunda. Pode-se dizer que o sentimentalismo é um recurso para chamar a atenção e que para isso são usados elementos complementares como doces palavras, músicas melancólicas ou um olhar com lágrima nos olhos.

Entre as manifestações do sentimentalismo se destaca o sentimentalismo americano

Consiste na exaltação dos símbolos próprios desta nação como a bandeira e o hino, assim como alguns valores próprios da cultura americana, por exemplo, o lema oficial dos EUA “In god we trust”, confiamos em Deus.

Certas abordagens políticas apresentam um fundamento profundo de tipo sentimental. É o que acontece com alguns nacionalismos que se destacam por pertencer a um grupo como algo valioso, já que as personagens estão unidas por laços afetivos que vão além do racional (um passado glorioso ou uma espiritualidade diferente de outras nações).

Imagem: iStock - BraunS

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: