Conceito » Cultura » Saudades

Saudades - Conceito, o que é, Significado

A nostalgia é um dos sentimentos mais frequentes na vida. Desta maneira, podemos sentir saudades tanto de um lugar como de uma pessoa. Consequentemente, sentimos saudades quando há uma distância com a pessoa que gostamos.

Esta distância muitas vezes é física, como acontece com os jovens que viajam ao exterior para buscar trabalho e se afastam da casa da família. Felizmente, as novas tecnologias conseguiram amenizar essa saudade ao poder manter contato direto e imediato, mesmo com aqueles que vivem a quilômetros de distância.

Maneiras de sentir saudades

Uma pessoa pode sentir saudades de não poder ver nem abraçar mais um ente querido, portanto este reencontro é impossível de acontecer após o falecimento da pessoa querida. Desta maneira, fica apenas a lembrança de tudo aquilo que compartilharam juntos. Por esta razão, é comum que em datas especiais, como Natal e aniversário, sintamos um vazio interior, ou seja, a saudade, por aquelas pessoas que marcaram presença em nossas vidas e que agora estão ausentes. A falta que sentimos da presença constante de uma pessoa nos deixa um vazio insuportável.

Sentir saudades é também um sentimento habitual quando há um término de namoro, por exemplo. Inclusive, diante de um rompimento de acordo mútuo fica praticamente inevitável que as duas partes sintam saudades um do outro durante certo tempo, pois cada um já estava acostumado com o outro.

Saudades da infância

Do ponto de vista vital, uma das fases da vida que mais sentimos saudade é a infância. Para muitas pessoas a infância é o momento mais sublime da vida. Por esta razão, a partir da maturidade surge o desejo de recordar o passado e lembrar certas histórias através do reencontro com amigos de infância ou por meio de fotografias.

A partir daí, muitas vezes, não sentimos saudades daquilo que já se foi, mas sim da lembrança que criamos em nossa mente através de nossas memórias. Sentimos saudades da infância por muitos motivos. Um dos mais importantes é que este tempo representa o espírito de inocência e a pura felicidade que vivemos ao longo de nossa jornada.

Imagem: Fotolia. Pavlo

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: