Reportagem - Conceito, o que é, Significado

Reportagem

Reportagem significa um corpo de informação destinado a servir de análise sobre um determinado tópico. Uma reportagem pode ser revestida de diversas formas, seja escrita, por uma conversa, uma informação televisiva ou até como um filme documental. Seu uso se estende no plano governamental, privado, na área educativa, no campo científico, etc.

Dada a grande variedade de utilização que uma reportagem pode assumir em geral não carece de uma estrutura pré-definida. No entanto, em determinadas áreas é necessário um discurso fortemente estruturado para evitar ambiguidades, a emissão de uma reportagem deve respeitar certas pautas. Assim por exemplo, no caso de uma reportagem científica é utilizada uma estrutura pré-determinada que consistam nos seguintes passos: introdução, que define o motivo pelo qual se aborda o estudo, tenta explicar a resposta de uma pergunta e levanta uma hipótese a ser avaliada; método, explica quando, onde, como e com que recursos o estudo foi abordado; resultado, mostra a resposta, a conclusão que se chegou sobre as perguntas iniciais e aos resultados das hipóteses.

Uma reportagem pode fazer uso de uma grande variedade de itens para cumprir sua missão. Assim, por exemplo, é possível o uso de gráficos de barra, de curvas sobre eixos cartesianos, de tabelas comparativas, etc. O importante em considerar para a confecção da reportagem é a clareza que o elemento selecionado produz sobre a questão tratada. De fato, o prioritário na elaboração de uma reportagem é o fato de evidenciar claramente e da forma mais concisa possível uma determinada ideia ou argumento, para assim validar qualquer recurso que possibilite a realização desta meta.

Na atualidade, com a eclosão da rede e dos meios audiovisuais, o bombardeio de informação é de tal teor, que uma reportagem tem que ter como principal meta a clareza e a relevância.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: