Relações Interpessoais - Conceito, o que é, Significado

Relacoes-InterpessoaisO fato de viver em sociedade, inevitavelmente, nos faz criar laços com os demais. Este tipo de vínculo é conhecido como relações interpessoais.

O conceito relações interpessoais pode ser abordado através de duas perspectivas: uma individual e outra coletiva.

Como abordar as relações interpessoais do ponto de vista pessoal

Uma pessoa pode ser muito inteligente, ter vários estudos e alto poder aquisitivo, mas não ter boa relação com os demais. Alguns especialistas sobre a conduta humana enfatizam a inteligência emocional e a empatia como elementos imprescindíveis para que as relações com os demais sejam satisfatórias.

Neste sentido, podemos mencionar quatro atitudes pessoais para otimizar as relações interpessoais. A primeira seria elogiar a inteligência do outro como sinceridade e espírito positivo. Em segundo lugar, deve-se potencializar uma atitude pessoal otimista sem renunciar o realismo. Em terceiro lugar, é importante escutar o próximo com interesse, da mesma maneira que gostaríamos de ser escutados. Por último, é recomendável promover a expressão pessoal através do tom de voz, dos gestos e da postura corporal para reafirmar de vez a comunicação.

As relações interpessoais do ponto de vista social

Os sociólogos estudam o comportamento dos grupos humanos e os mecanismos destas relações interpessoais. Assim, há vínculos baseados na hierarquia onde uns mandam e outros obedecem, como mostra as forças militares. Existem relações baseadas na igualdade, por exemplo, as relações entre vizinhos ou entre um grupo de amigos.

Por outro lado, não devemos esquecer que um único indivíduo possui vários tipos de relações em sua vida cotidiana, por exemplo, a mesma pessoa trata seus amigos de igual por igual, tem um chefe que deve obedecer e ao mesmo é membro diretivo de uma associação. Estas diferenças são conhecidas como papel social, este que é desempenhado em uma coletividade. O papel do indivíduo depende de uma série de fatores combinados: sexo, etnia, poder aquisitivo, cultura e nacionalidade.

Por último, vale destacar que o conceito relações interpessoais é eminentemente mutável. Há décadas o número de pessoas conhecidas com as quais nos relacionamos era bastante limitado, atualmente com as redes sociais nossos laços e relações se multiplicaram de maneira significativa. As redes sociais têm mudado o conceito clássico das relações interpessoais, uma vez que o mundo virtual introduziu novas regras deste jogo entre os seres humanos.

Imagem: 1.iStock, gpointstudio, 2. Fotolia, tovovan

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: