Reino Vegetal - Conceito, o que é, Significado

O conjunto de plantas e algas forma o reino vegetal e abrange desde os minúsculos seres microscópicos até as imensas árvores de várias toneladas de peso. O reino vegetal é essencial para a sobrevivência dos animais, por sua vez, é determinante para a sustentabilidade do planeta em seu conjunto.

O reino plantae tem em comum uma série de características: está formado por organismos eucariotas, multicelulares e autótrofos, assim como sua reprodução predominante é de tipo sexual.

O papel do reino vegetal na natureza

A cor verde das plantas ocorre pelo efeito da clorofila que por sua vez é responsável pela fotossíntese, por isso, as plantas produzem o tecido orgânico que alimenta o planeta de maneira direta ou indireta.

As plantas utilizam a luz solar na formação de tecidos e para romper as moléculas de água, capturando o anidrido carbônico do ar e liberando o oxigênio que respiramos para a atmosfera. Na verdade, o conjunto de vegetais do planeta libera milhares de toneladas de oxigênio a cada segundo para a atmosfera. Sem este processo contínuo a vida que conhecemos deixaria de existir.

Classificação do Reino vegetal

As plantas e as algas são classificadas conforme o modelo dual, já que as plantas são criptogramas ou fanerógamas

As primeiras não possuem órgãos sexuais enquanto que as fanerógamas possuem. Existe outra dicotomia, mais especificamente a talophyta ou a cormophyta (uma planta pode ser considerada talophyta quando tem caule, já a cormophyta não tem caule, folha e raiz bem definida). Seguindo estas dicotomias, as plantas são avasculares (sem tecidos de condução) ou vasculares (com tecidos de condução).

Através desta série de dicotomias é possível estabelecer uma classificação para o reino vegetal. Em primeiro lugar temos as algas (a maioria delas é verde, mas há um pequeno grupo que é vermelho, as rodophytas). Outro tipo de planta são as briophytas, mais conhecidas como musgos. As pteridophytas formam outro subgrupo e um claro exemplo são as samambaias. O grupo das pspermatophytas é formado por plantas que possuem pólen e sementes. Por último, as angioespermas são plantas com flor.

Imagem: iStock. Xurzon

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: