Redação - Conceito, o que é, Significado

RedacaoDenomina-se redação ao processo em que se estrutura um discurso escrito. A redação é uma arte, mas também uma técnica, à medida que é utilizada para garantir que o texto tenha certo nível de coerência.

Ela se desenvolve com o tempo e a prática, circunstância exigida continuamente na educação formal das crianças. Outros lugares que praticam a elaboração de textos também recebem o nome de redação, como é o caso dos jornais e revistas, que atribuem um lugar específico para profissionais capacitados para esse fim.

Podemos falar de redação a partir do momento que se desenvolveu a escrita

De fato, as sociedades primitivas careciam da palavra escrita como meio de comunicação. Além disso, muitos povos comunicavam suas ideias através de signos gráficos que não podem ser considerados como redação. Na verdade, a redação em geral está vinculada com a capacidade de comunicar-se através da escrita por reflexo da fala. Em algumas sociedades primitivas esta condição estava ausente pelo fato de que sua escrita era de índole hieroglífica.

No entanto, deixando em dúvida se estas comunidades faziam uso de um processo de redação, o certo é que este tipo de procedimento não poderia existir sem o desenvolvimento da escrita e de um conjunto de técnicas associadas. Inclusive quando foram desenvolvidas, é difícil mencionar se este processo de elaborar textos era comum e corrente pela maioria da população.

De certa forma, as comunidades primitivas eram basicamente orais, circunstância que se estendeu praticamente até a Idade Média

Na hora de redatar um texto, é necessário saber que tipo de discurso será utilizado e que tenha coerência e sentido. Assim, por exemplo, uma técnica muito empregada é o fato de dar um panorama geral daquilo que se quer dizer ou do que se pretende desenvolver passo a passo, separar as ideias principais em parágrafos e expandir a partir de ideias secundárias. Finalmente, os últimos parágrafos servem para concluir as primeiras ideias.

Imagem: 1.Web, 2.Fotolia, nadil

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: