Recrutamento - Conceito, o que é, Significado

RecrutamentoNa área militar o recrutamento é o procedimento de seleção que permite fazer parte das posições militares, ou seja, é a incorporação de novos recrutas para o exército, tanto voluntariamente como de forma involuntária, assim, o recrutamento recebe o nome de alistamento.

As razões que levam ao recrutamento de novas tropas são muito variadas, mas podem destacar-se como mais comuns: a guerra, a tradição familiar, a motivação econômica, a identidade nacional e a ideologia política.

Em relação a sua metodologia, o recrutamento possui significados diferentes em todo o mundo

O recrutamento pode ser promovido através de campanhas nos meios de comunicação, de ligações telefônicas por meio de listas organizadas, assim como pela inclinação pessoal, sendo esta última considerada a forma mais eficaz.

Além disso, são realizados processos de recrutamento que aproveitam certas ocasiões como eventos esportivos ou sociais para reunir um grande número de inscrições. Geralmente, são montados expositores móveis na qual os recrutas militares dão informações para atrair novos candidatos.

Recrutamento de pessoal

De qualquer forma, o uso do termo recrutamento não está inserido apenas no contexto militar, ele é também usado na área empresarial.

Assim, o recrutamento pessoal pode ser definido como um processo que tem a finalidade de atrair uma série de indivíduos devidamente preparados e, ao mesmo tempo, encorajados a mostrar suas qualidades para o cargo pretendido dentro da organização.

Entre suas características podemos destacar o fato que se trata de um processo seletivo

Além disso, é o melhor veículo para atrair novos candidatos em grande quantidade, já que assim o atrativo da empresa em si é o principal fator para contratar novos empregados. Um processo de recrutamento chamativo pode permitir um maior número de interessados.

Uma vantagem adicional do recrutamento pessoal com a finalidade de encontrar novos empregados, é que também há uma reserva para outros candidatos, assim, estes podem ocupar outras vagas posteriormente.

O recrutamento pessoal é essencialmente um sistema de divulgação de informação, através da qual a empresa oferece oportunidades de emprego no mercado dos recursos humanos.

Imagem: iStock. franckreporter

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: