Realização Pessoal - Conceito, o que é, Significado

Realizacao-PessoalNa antiguidade, alguns filósofos refletiam sobre o conceito de realização pessoal. Segundo Aristóteles, o objetivo da vida humana é alcançar a felicidade. Esta ideia aristotélica nos permite entender a realização pessoal como objetivo de qualquer indivíduo.

A ideia de realização pessoal resulta no desejo de conseguir a plenitude interior, a satisfação com a vida que temos

Este desejo é transformado em meta ou objetivo permanente e, em certas ocasiões, em realidade. De qualquer forma, os especialistas em conduta humana afirmam que alcançar este estado é algo muito difícil, pois o ser humano costuma ser inconformado por natureza e tende a desejar aquilo que não tem.

Há reflexões bem diversificadas sobre o que significa a realização pessoal. Uma delas é a explicação dada pelo psicólogo Abraham Maslow sobre o mecanismo da motivação humana, conhecida como pirâmide de Maslow.

A pirâmide de Maslow

A ideia principal desta teoria afirma que os seres humanos agem de maneira piramidal. Na base da pirâmide estão as necessidades básicas que servem para nossa satisfação, tais como comer, beber e por fim sobreviver. Uma vez atendida estas necessidades, a motivação se dirige para o próximo nível da pirâmide, ou seja, para a segurança pessoal, trabalho e vínculo familiar.

Já num terceiro estágio, o que se busca é o afeto do próximo e a satisfação sexual e íntima. No seguinte estágio, a motivação está dirigida para outros objetivos (a vitória e confiança em si mesmo). Por último, no alto da pirâmide, podemos mostrar a realização pessoal ou a autorrealização.

O modelo de explicação dado por Maslow afirma que a autorrealização somente é conseguida quando os níveis anteriores se consolidam

Esta ideia é prudente, pois não faz muito sentido que alguém busque o bem-estar interior sem atender certas necessidades básicas.

A realização pessoal pode ser conseguida quando o indivíduo realiza com normalidade seus desejos pessoas (como uma pessoa apaixonada pela arte que decide dedicar-se a esse trabalho sem importar-se com o que acontece ao redor). Além disso, há outros fatores importantes para que a realização pessoal se torne algo real: o equilíbrio emocional, os valores morais, uma relação saudável com os demais, além de dar um sentido lúdico para a vida.

Imagem: iStock. Swissmediavision

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: