Proporção - Conceito, o que é, Significado

ProporcaoA proporção se refere a uma determinada relação entre as partes que mantêm uma ordem entre si capaz de serem especificadas. O termo pode ser aplicado de diversas formas e em várias áreas, mas é utilizado especialmente em algumas disciplinas. Esta circunstância se explica pelo fato de que guardar uma proporção entre diferentes elementos é crucial e deve ser refletido da melhor maneira possível. Na Grécia Antiga, por exemplo, graças à alta valorização da beleza, a ideia de proporção era muito valorizada e também foi estendida ao plano moral, onde os atos deveriam estar relacionados em uma medida ou restrição; assim, uma falha neste sentido era sem dúvida castigada pelos deuses.

Diante do exposto, fica claro que as primeiras disciplinas que fazem uso da proporção são as artísticas. Entre elas, a que mais necessita desta circunstância é a pintura. De fato, para que um desenho ou pintura funcione como um reflexo da realidade é necessário guardar certa proporção entre as partes. Um famoso exemplo é a obra “Homem Vitruviano” de Leonardo da Vinci, que reflete a proporção que deve existir entre os membros de um homem desenhado. O gráfico é acompanhado com notas de pesquisa anatômicas que servem como uma explicação para esta técnica.

No caso da escultura, vale o mesmo critério da pintura. A proporção deve ser respeitada nos casos em que se representam os seres vivos, em particular os seres humanos. Os gregos foram os principais cultivadores deste tipo de critério, circunstância que pode ser evidenciada facilmente ao observar as amostras do passado. Com o tempo esta característica se perdeu e somente voltou com o Renascimento, momento em que foram revalorizados os conhecimentos próprios da Grécia Antiga e de Roma.

Na arquitetura, a proporção tem a ver com o fato de que os pesos de uma estrutura sejam distribuídos adequadamente e não deem lugar a situações de perigo. Assim, a estrutura que sustenta um edifício deve manter uma proporção entre as partes a fim de evitar os desequilíbrios que podem causar desmoronamentos.

Quando se observa a natureza, podemos perceber claras situações de simetria e, portanto de proporção. Esta circunstância foi estudada em algumas ocasiões e deu lugar a algumas teorias e relações matemáticas que podem destacar ainda mais a noção de proporção na arte.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: