Conceito » Economia » Produção Mecânica

Produção Mecânica - Conceito, o que é, Significado

Producao-MecanicaMuitos dos setores industriais precisam de técnicos de formação profissional qualificados em diferentes especialidades. Uma destas especialidades é a produção mecânica. Esta área acadêmica se dirige a setores produtivos de todo tipo, uma vez que trata da manutenção preventiva de máquinas industriais, do controle de acessórios e da reparação de suas próprias máquinas.

O curso técnico em Mecânica apresenta várias possibilidades aos interessados, tais como: um setor produtivo relacionado à mecânica, à eletrônica, à robótica, entre outros. O futuro de um mecânico de produção depende da evolução tecnológica e do desenvolvimento das indústrias. De qualquer forma, as máquinas devem ser sempre reparadas assim como realizada sua manutenção.

Uma oficina de mecânica de produção

Existem várias máquinas que podem ser encontradas nas oficinas de mecânica de produção de uma escola ou de uma empresa, entre elas: as fresadoras, tornos, brocas, limas, alargadores, cossinetes, arcos de serra, etc. Deve-se destacar que há duas máquinas que merecem uma atenção especial: a fresadora e o torno industrial.

A fresadora oferece muitas possibilidades técnicas, tais como: montagens, mortalhas ou perfilados de todo tipo. A fresadora para uso industrial realiza o processo de polimento de várias peças de madeira, ferro ou qualquer tipo de metal. Ela é uma máquina essencial por sua polivalência no processo de fabricação.

O torno industrial é bem comum na indústria metalúrgica e serve para cortar diferentes peças da melhor forma possível. Os tornos mecânicos surgiram no contexto da Revolução Industrial, que teve seu início na Grã Bretanha, no século XVIII. Na atualidade, a maioria dos tornos funciona através do processo de automatização programada. O torno industrial permite realizar trabalhos bem específicos como cilindrar, rosquear, facear, sangrar, tornear cônico, perfilar, broquear e mandrilar.

Formação de um mecânico de produção

O estudante desta área de formação profissional deve estar familiarizado com o uso de técnicas e diversas operações. Uma delas é a soldagem em todas as suas variantes, desde estruturas metálicas até serralherias.

Por outro lado, é importante conhecer os riscos de trabalho próprios desta atividade profissional. Ao mesmo tempo, prepara-se a montagem de equipamentos, manutenção de sistemas elétricos, sistemas pneumáticos e hidráulicos, assim como a robótica e o designer das máquinas, por exemplo, a medição de sistemas de multi sensores, de raios infravermelhos ou por ondas de rádio.

Imagem: iStock. Geber86

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: