Conceito » Aprender » Pressentimento

Pressentimento - Conceito, o que é, Significado

PressentimentoSe referirmos à interpretação literal da palavra, o termo pressentimento significa ter um sentimento sobre algo antes de acontecer. Muitas vezes temos um palpite ou uma intuição em relação a algo que ainda não aconteceu. Ao dizer que pressentimos um acontecimento, transmitimos algo misterioso, pois sabemos que supostamente algo vai acontecer, uma avaliação que do ponto de vista racional é algo impossível.

Em relação à ideia de pressentimento cabem duas possibilidades: uma é aquela que podemos chamar de “lógica” e a outra é a de tipo “paranormal”

O pressentimento “lógico” é aquele baseado em algum motivo racional e que não expressa qualquer faculdade mental especial, mas que é essencialmente uma forma de falar. Por exemplo, vamos imaginar uma pessoa que se encontra em um contexto social negativo (como uma crise econômica) e pressente que alguém próximo vai ter um problema de trabalho. Este pressentimento não é propriamente real, mas tem uma lógica de acontecimento, pois se trata de uma expressão bastante comum: “Tenho o pressentimento de que algo não está bem”.

Em certos contextos, o conceito pressentimento tem um papel exclusivo, por exemplo, nos jogos de azar, é bastante habitual alguém dizer que o prêmio sorteado será o de número 5 porque teve um pressentimento com esse número.

O pressentimento paranormal tem outro significado diferente

Consiste em um indivíduo que tem, supostamente, um poder mental além do normal, pois diz que sabe algo que os demais ignoram e que este algo ainda não aconteceu. Cabe a possibilidade de este pressentimento ser falso, isto é, trata-se de um trapaceiro que pretende enganar ou manipular outras pessoas com seu estranho poder. Alguns adivinhos ou clarividentes afirmam que têm a capacidade de pressentir como imagens de acontecimentos trágicos.

Existe outra possibilidade, por exemplo, do pressentimento expresso estar certo, já que alguém teve realmente o poder de prever o futuro. Esta opção é hipotética, pois a comunidade científica ainda não confirmou profundamente a possibilidade de conhecer os acontecimentos futuros.

O conceito pressentimento está presente desde os tempos mais antigos. Tem uma relação com as profecias, com os oráculos, com a predestinação e outras crenças similares.

Imagem: iStock. franckreporter

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: