Planimetria - Conceito, o que é, Significado

O termo planimetria é formado por dois conceitos: plano e metria. O plano é a representação gráfica de um espaço, já a metria se refere a um sufixo que expressa medida. Consequentemente, a planimetria significa um modo de medir os planos.

Para elaborar um plano topográfico é necessário um sistema de medição. Em outras palavras, a palavra planimetria vem a ser um método de trabalho para fazer planos. Entretanto, não há um único método e sim vários. Em primeiro lugar, na planimetria se utiliza o método de radiação através do qual se medem ângulos e distâncias a partir de um ponto central. Em segundo lugar, emprega-se o método do itinerário que serve para relacionar e unir uma série de pontos dentro de um quadro geográfico. Por último, está o método de intersecção, um sistema de medição que permite estabelecer pontos planos em relação a superfícies muito extensas. De qualquer forma, a planimetria reproduz informação topográfica através de pontos, retas, diagonais e curvas que fazem referência a uma superfície de um terreno qualquer.

Planimetria do corpo humano

Embora o conceito planimetria esteja associado normalmente à descrição topográfica de uma superfície, ele também pode ser aplicado em outras áreas, por exemplo, na medicina. Vamos pensar em um nutricionista que precisa medir certos parâmetros do corpo humano. Para realizar esta representação, o especialista em nutrição deve estabelecer medidas específicas das estruturas corporais. Neste sentido, o nutricionista deve colocar o paciente em pé e a partir daí dividir o corpo em diversas estruturas: crânio, tórax e suas extremidades.

A planimetria conta com três planos diferenciados: o plano coronal que divide a parte dianteira e traseira; o plano mediano que divide a lateralidade e o plano horizontal que divide o corpo em sua parte superior e inferior. A planimetria é, portanto, uma disciplina auxiliar que faz parte da anatomia humana.

A planimetria estabelece parâmetros fisiológicos do organismo e pode ser dividida em várias disciplinas específicas: planimetria ortopédica, traumatológica e radiológica.

Planimetria esportiva

A atividade esportiva tem uma dimensão científica indiscutível, sobretudo em relação ao esporte de elite. Neste sentido, durante o planejamento de um treino específico é necessário estabelecer um plano de atuação geral, o qual recebe o nome de planimetria esportiva. Geralmente o treinamento de um atleta deve incluir os seguintes itens: determinar os objetivos gerais e específicos, os períodos de treino e a metodologia a ser seguida.

Imagens: iStock. mediaphotos / issalina

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: