Placa Mãe - Conceito, o que é, Significado

Placa-MaeO termo placa mãe se refere a uma placa de circuitos integrados que serve de base para incorporar os componentes de um computador. A placa mãe é caracterizada por ter ranhuras, encaixes e fendas que servem basicamente para que certos elementos como memórias, processadores e dispositivos de armazenamento possam ser integrados. A placa mãe teve grande evolução desde sua introdução nos computadores domésticos. De fato, seu desenvolvimento cresceu quando os computadores deixaram de ser custosos e se adaptaram à realidade do cotidiano. Assim, a placa mãe passou a ser um componente fundamental dos computadores pessoais pela facilidade de poder incorporar e coordenar novos componentes tecnológicos.

A placa mãe está relacionada com a estrutura dos computadores. De fato, do ponto de vista lógico, o computador foi projetado para servir de interação entre uma unidade aritmética lógica e suas memórias. Assim, toda instrução é dada pela memória e armazenada pelo processador. Em contrapartida, tiveram componentes físicos diferentes e a necessidade de integrá-los através de uma estrutura.

A placa mãe permite a troca dos componentes de um computador quando os mesmos se tornem absoletos ou quebrem. Assim, é possível a troca de peças sem modificar todo o equipamento; de fato, a própria placa mãe é uma peça a ser trocada. Este tipo de circunstância beneficiou em boa parte sua estrutura na hora de ser aceita no mercado. Assim, o fato de manter um computador sobre o eixo de uma placa mãe se transformou em um padrão que ainda é mantido na atualidade.

As placas mãe possuem vários canais por onde circulam os dados internos do processador e das memórias, e também conectam as unidades de armazenamento. Além destes canais, também existem outros por onde circula a eletricidade que alimenta os diversos componentes.

Atualmente existe uma dúvida de como será o futuro das placas mãe sobre sua relação com outros componentes. De fato, no passado e até hoje em dia, a placa mãe tem um soquete que pode encaixar em uma variedade de processadores. No entanto, existem alguns rumores e iniciativas para que esta circunstância mude no futuro com a comercialização de placas soldadas no processador.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: