Pesquisa de Campo - Conceito, o que é, Significado

A pesquisa de campo é usada para extrair dados e informações diretamente da realidade através do uso de técnicas de coleta como entrevistas ou pesquisas para dar resposta a alguma situação ou problema abordado previamente.

Que tipo de pesquisa é realizado?

Um dos campos mais problemáticos entre os pesquisadores é o fato de escolher que tipo de investigação é o mais correto para cada caso. Estes conflitos partem do fato de que não há um único procedimento, mas que em função das características particulares de cada pesquisa de campo são usadas diferentes descrições.

Por exemplo, entre os mais utilizados está o desenho experimental, que consiste em submeter o objeto de estudo a uma série de processos controlados pelo investigador de forma que possam recorrer de forma exata os efeitos que cada processo ou variável provocaram sobre o objeto de estudo.

Evidentemente está forma de trabalhar não é aplicada no caso dos estudos sociais, dos quais têm desenvolvido outras descrições de investigação alternativa

Assim, as enquetes são aquelas que coletam as opiniões da população através de simples perguntas ou pela descrição de um painel com perguntas repetidas e regulares ao longo do tempo para observar a evolução do grupo de amostras. São duas as técnicas mais utilizadas na pesquisa de campo realizadas nas ciências sociais.

Portanto, podemos indicar quais são os objetos de estudo que determinam a descrição da pesquisa de campo, sendo que o investigador tem que escolher a forma mais apropriada para alcançar os objetivos determinados.

Etapas da pesquisa de campo

Toda pesquisa de campo deve abordar o problema que quer resolver e se ela pode ser realizada de forma e no prazo correto.

Assim, começa a etapa exploratória que averigua o terreno e expõe as limitações do projeto como tempo, orçamento e objeto de estudo.

A partir disso são construídos instrumentos utilizados para coletar dados (pesquisas, entrevistas, questionários, etc.), através dos quais proporcionam informações que são analisadas detalhadamente e por onde será possível extrair um índice provisório.

Com isso chega o momento de escrever um rascunho para discutir com outros especialistas antes da última etapa da pesquisa de campo, assim, o texto final é concluído com o conteúdo de apoio através de mapas, fotografias, quadros estatísticos, etc.

Imagem: iSTock. andresr

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: