Papelaria - Conceito, o que é, Significado

papeleriaA papelaria é um estabelecimento comercial onde se vendem artigos que tenham a ver com papel, assim como todo tipo de complemento de escritório, tais como: furador, grampeador, régua, borracha, etc. Também funcionam como fornecedores de materiais didáticos para que os estudantes possam desenvolver sua formação acadêmica. Por essa razão, as papelarias, na maioria das vezes, se localizam próximo de escritórios ou escolas.

A papelaria como negócio

Para abrir um desses estabelecimentos não é necessária nenhuma formação específica ou ter alguma característica específica. Basta ser uma pessoa com espírito empreendedor e ter pré-disposição para adquirir uma série de conhecimentos sobre o funcionamento do negócio e dos artigos que serão colocados à venda.

Em geral, o essencial para o negócio de uma papelaria é a venda de materiais escolares, de escritório e em alguns casos a venda de material de informática.

Muitas papelarias também desenvolvem outras linhas de negócio de forma paralela, como a venda de presentes ou livros. Estas linhas secundárias costumam variar sua importância conforme a época do ano, disparando suas vendas em datas específicas como no Natal e no Dia dos Namorados.

O abastecimento de material é realizado com a compra direta dos fabricantes através de seus agentes comerciais ou por meio de atacadistas (esta última opção é muito utilizada pela maioria das papelarias).

Como qualquer outro negócio tem seus prós e contras

Entre os aspectos menos favoráveis está o fato de que os pequenos estabelecimentos independentes não costumam trabalhar com uma margem de lucro muito ampla, pois para uma papelaria ser um negócio rentável é requesito indispensável manter um elevado faturamento, sem altos e baixos, o ano todo. Para isso, é importante ter uma grande variedade de produtos para que possa lidar com a presença de diversos tipos de demanda, entre elas as escolas, escritórios e outros negócios comerciais.

Entre os pontos positivos, vale a pena ressaltar que para abrir uma papelaria não exige grandes investimentos, como também não é necessário ter qualificações especificas ou uma formação especializada. Além disso, trata-se de um negócio que permite faturar o ano todo, em qualquer lugar ou época.

De qualquer forma, é interessante ressaltar que com a mudança social relacionada às novas tecnologias, ficou provado que as papelarias não são um bom negócio e que contam com uma demanda em declínio, uma vez que o papel deu lugar às telas de computador.

Imagem: iStock. Mavermick

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: