Pantanal - Conceito, o que é, Significado

O pantanal é um ecossistema no qual a água é o elemento básico. Frequentemente, o termo é usado no plural: pantanais, uma vez que existem vários tipos: pântanos, lagos, riachos, lagoas, etc. Pode ser de água salgada ou doce e como ecossistema se encontra ameaçada por diversos perigos.

Na maioria dos casos, os pantanais são territórios cobertos de água e de pouca profundidade. São importantes por servirem para conter as inundações dos rios e porque neles habitam espécies de aves ecologicamente importantes. O principal perigo deste ecossistema são as drenagens realizadas para secar o solo com a finalidade de usar a terra para o cultivo ou para a construção de moradias.

Longe desses elementos naturais, não se pode deixar de lembrar que existem aspectos que não são evidentes à primeira vista

Como as microalgas que são encontradas nas profundidades e que cumprem com uma função essencial para o equilíbrio do meio ambiental. Por outro lado, os pantanais possuem grande valor cultural do tipo paisagístico e é um atrativo turístico de ponta (por exemplo, o Parque Natural de Doñana na Espanha, os Chacos orientais na Argentina ou o pântano Nariva em Trinidade e Tobago).

Os profissionais especializados em pantanais são os engenheiros florestais, estes que realizam estudos diversos sobre sua manutenção e preservação.

Atualmente, há uma melhoria nos pantanais artificiais através da depuração das águas residuais, procedentes do uso doméstico ou industrial.

Pantanais em risco

São muitos os pantanais que se encontram ameaçados por algum perigo, tanto aqueles que se encontram no continente como aqueles que ficam na costa.

As zonas industriais abandonadas são lugares que apresentam diversos perigos. Em alguns casos o que se tenta é transformar o terreno em lugares destinados à pastagem. Por outro lado, o que se procura é aproveitar a água para encher as barragens ou canais. Provavelmente, o aproveitamento da água é o maior perigo deste ecossistema (algumas companhias de mineração são as que promovem a extração da água).

Os pantanais ameaçados se encontram nas áreas de descanso e veraneio como o pantanal de Puerto Rey na Almeria.

Apesar da fragilidade e dos inúmeros perigos que há sobre os pântanos, a consciência ecológica de todo o planeta tem criado associações e entidades destinadas especificamente para a sua preservação.

Imagem: iStock. Singto2

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: