Palestra - Conceito, o que é, Significado

A palestra é a exposição de certas ideias por parte de alguém. É uma prática bem comum do meio acadêmico. Quem realiza é um palestrante e, normalmente, trata-se de um indivíduo com amplos conhecimentos de um tema e que deseja passar a determinado público.

Na área de pesquisas é bem comum a realização de conferências ou congressos, através da qual diversos especialistas se reúnem para compartilhar seus conhecimentos sobre determinada disciplina. Dentro deste contexto, são realizadas palestras, ou seja, a exposição de um assunto que será abordado. Cada palestra permite uma visão particular e envolve um processo de investigação prévia.

Quais são as bases?

O palestrante procura sintetizar uma informação ampla de forma que sua fala não se estenda muito, tornando-se agradável e divertida.

O objetivo de uma palestra é que o público aprenda novos conhecimentos (podem ser teóricos ou práticos). Geralmente, quem assiste a uma palestra são profissionais qualificados que estão preparados para entender as reflexões ou as propostas do palestrante.

Na maioria dos casos, o conteúdo das palestras é transcrita ou gravada com o objetivo de torná-las conhecidas e assim serem consultadas posteriormente.

A palavra é o meio utilizado na maioria das palestras

Entretanto, são utilizados suportes complementares de grande utilidade, como o Power Point que se encontra na moda e é bastante utilizado nessas palestras.

Os especialistas em comunicação consideram que o fundamental de qualquer palestra está na adequação do seu conteúdo e ao público que será dirigido

Esta premissa é fundamental, pois não haveria sentido explicar algo que não entendido pelos participantes. Outro aspecto relevante é a capacidade de comunicação do palestrante, uma vez que é muito importante o que se diz e como é dito. Por este motivo, os palestrantes profissionais podem receber assessoria para melhorar sua oratória.

O formato tradicional de uma palestra tem mudado nos últimos anos. Não somente pelo uso do Power Point, mas especialmente pela possibilidade de estar em um lugar e comunicar-se com o público de outro lugar, ou seja, a teleconferência existe como uma nova ferramenta de comunicação.

Imagem: iStock. BraunS

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: