Ordem de Pagamento - Conceito, o que é, Significado

As transações econômicas ou os pagamentos podem ser realizados através de vários sistemas: por dinheiro tradicional, através de cartões de débito ou crédito, por transferência ou ordem de pagamento. Estas modalidades são usadas de uma maneira ou outra em função das necessidades de cada indivíduo e das circunstâncias relacionadas a cada pagamento.

A ordem de pagamento (também conhecida como cheque administrativo) consiste no envio em dinheiro de uma pessoa à outra através de um cheque emitido pelo banco (o banco emissor). O cheque ou a ordem emitida deve cumprir com alguns requisitos: ter o nome da entidade bancária e da filial específica, o valor do dinheiro, a identidade do beneficiário e do remetente, o número da conta e do banco por onde serão enviados os fundos e uma série de medidas de segurança no formato de documentos (certas marcas, tintas e fios).

A finalidade da ordem de pagamento é garantir a segurança do cliente e evitar o uso da moeda física. Este sistema é normalmente utilizado para operações internacionais, por exemplo, para um pai que envia dinheiro a seu filho que está estudando no exterior ou para um imigrante que envia dinheiro ao seu país de origem.

Tipos de ordem de pagamento

Não existe um único tipo de ordem de pagamento. De fato, existem algumas variações:

- O cheque internacional é emitido pela moeda local, embora o mais comum seja o dólar. Trata-se de um cheque pessoal emitido por um particular, ou seja, um sujeito físico.

- A ordem comercial é bem parecida com o cheque convencional e é emitida normalmente por uma entidade ou empresa que envia uma quantia em dinheiro para uma conta bancária em outro país.

- A ordem de pagamento cruzada consiste num documento emitido que possui duas listras ou linhas entre o nome do banco destinatário que será cobrado para que esta entidade possa facilitar o pagamento através de uma conta corrente e nunca em dinheiro.

Em todo o caso, é recomendado que a ordem de pagamento fosse solicitada previamente por escrito ao banco emissor, que realizasse uma cópia do documento para ter um comprovante e que fizesse algum tipo de seguimento (como passar um fax) para facilitar seu recebimento por parte do beneficiário.

Atualmente, a ordem de pagamento está em desuso, pois foi substituída por uma operação semelhante: a transferência.

Imagem: iStock. AndreyPopov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: