Música Eletrônica - Conceito, o que é, Significado

Musica-EletronicaA música eletrônica pode ser definida como uma música criada através de instrumentos eletrônicos, tais como sintetizadores, computadores ou outros dispositivos. É por isso que o desenvolvimento da música eletrônica está extremamente relacionado com os avanços de software e o surgimento de novos instrumentos musicais.

Uma das vantagens da música eletrônica é permitir imitar sons praticamente idênticos dos instrumentos originais, entre eles podemos incluir as melodias de violão ou de saxofone em uma canção, mesmo que seu criador não saiba tocar esses instrumentos.

Origem da música eletrônica

Apesar da música eletrônica ser considerada um fenômeno eminentemente contemporâneo, o certo é que suas origens se remontam no final do século XIX e início do XX. De forma mais exata, podemos destacar o ano de 1857 como o ano de origem da música eletrônica, pois foi nesta data que seu inventor, Edouard Leon Scott, patenteou o fonoautógrafo como primeiro dispositivo capaz de gravar som eletrônico.

Até o inicio de 1960 houve a expansão do sintetizador, assim que este tipo de música começou a ganhar presença em todo mundo. A primeira melodia eletrônica reconhecível por parte de um grande público chegaria três anos mais tarde, em 1963, quando Delia Derbyshire e Ron Grainer criaram o tema musical da conhecida série de televisão “Doctor Who”.

O futuro da música eletrônica

Para entender o futuro da música eletrônica, devemos analisar o contexto, pois se trata de um campo relativamente novo em relação à musica em geral, cujo avanço vem através das diversas inovações tecnológicas do setor musical.

Sua proliferação nos últimos anos tem sido influenciada pelos grandes avanços da tecnologia da informação. O fato da internet conectar-se com criadores do mundo todo teve como consequência o fácil acesso aos novos programas de música e sons gravados por outras pessoas.

A música eletrônica tem um papel cada mais relevante no mundo da indústria musical, fazendo com que suas referências ganhem o respeito dos criadores em outros campos artísticos fora da música e colaborando com outros setores da música eletrônica tais como a dança, o cinema e o vídeo.

Imagem: iStock. 123ducu

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: