Musa - Conceito, o que é, Significado

MusaO termo musa está tradicionalmente ligado ao mundo das artes, podendo ser definido como uma personificação feminina da inspiração que estimula a criação do artista.

Por outro lado, a termo musa também tem um significado mitológico, uma vez que na Grécia Antiga, este termo servia para denominar as nove filhas de Apolo que eram responsáveis por proteger as artes e a ciência.

As nove musas gregas

Tanto a genealogia das musas como sua quantidade foi variando ao longo da história. No início, a versão mais aceita tratava das filhas de Zeus e Mnemosine (a deusa da memória), embora com o tempo esta versão fosse destituída pelos descendentes de Apolo. Quanto ao seu número, este foi aumentando com o passar dos séculos, sendo que a princípio eram apenas três, mas posteriormente chegaram a nove e se encontram até os dias de hoje.

Foram nos escritos de Hesíodo que surgiram pela primeira vez os nomes das nove musas

Clio (musa da história), Euterpe (música), Calíope (poesia épica e beleza), Tália (comédia e poesia bucólica), Urânia (ciência e astronomia), Terpsícore (dança), Melpômene (tragédia), Erato (poesia amorosa) e Polímnia (música sagrada).

Apesar de esta crença ser mais generalizada, estima-se que cada uma dessas musas estava associada a uma das artes clássicas, na verdade, essa confusão vem de uma inovação posterior na qual as musas teriam sua quantidade novamente reduzida a sete e que estavam associadas às artes liberais.

Musas modernas

Muitos artistas têm reconhecido que boa parte de suas criações são resultado da influência que algumas musas tiveram em sua obra. Estas musas modernas influenciaram diversos autores da arte, tais como certos autores da música, do cinema, da literatura e da pintura.

Entre as mais conhecidas está o caso de Gala, uma modelo que passou para a história como musa do poeta Paul Eluard e do pintor Salvador Dalí. Sua influência é muito evidente, principalmente em relação a Dalí, pois ele a retratou em diversas ocasiões. Existem algumas obras, como a Virgem de Port Lligat, que se encontra como a melhor obra deste genial artista.

Outras musas modernas podem ser destacadas: Jeanne Hébuterne (musa do pintor Amedeo Modigliani), Catherine Deneuve (do diretor de cinema Luis Buñuel), Lee Miller (do fotógrafo Man Ray) e Maud Gonne (que inspirou os versos do poeta ganhador do Nobel, Yeats William Butler).

Imagem: iStock. Tassii

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: