Modo de Produção - Conceito, o que é, Significado

Modo-ProducaoO modo de produção pode ser entendido como a maneira de organizar a obtenção e distribuição dos recursos necessários para os membros de uma sociedade. Este tipo de produção vem definido pelas relações estabelecidas pelos integrantes da sociedade em questão, ou então, pelo tipo de relação que há entre os proprietários dos meios de produção e trabalhadores.

Modo de produção primitivo

Durante o período paleolítico e neolítico começaram a desenvolver as primeiras formações sociais, das quais se caracterizavam pelo baixo nível de desenvolvimento de suas forças produtivas, assim como pela existência de uma propriedade coletiva sobre os rudimentares meios de produção e uma distribuição equitativa e igualitária dos produtos obtidos. Esta produção vem determinada pela satisfação das necessidades coletivas.

Nesta época, os homens se organizavam em grupos e se dedicavam à pesca, caça e colheita, cujo trabalho abrangia a cooperação de todos

Consequentemente, não havia a possibilidade de que os meios de produção fossem privados, exceto o caso particular das armas que serviam para defender-se de ataques inimigos e que eram de uso pessoal.

Modo de produção capitalista

O modo de produção mais utilizado atualmente teve sua origem no feudalismo da Idade Média e que baseava sua expansão na utilização extensiva de trabalhadores assalariados, totalmente despojados de qualquer tipo de relação com os meios de produção. Estes meios são propriedade exclusiva do capitalismo, da qual obriga os trabalhadores a firmar um contrato pelo esforço do seu trabalho e em troca poder receber um salário.

Para muitos autores o capitalismo é a exploração do homem pelo homem, por sua vez, também tem sido o modo de produção que permitiu aumentar a produtividade do trabalho de forma gradativa.

Modalidade socialista

Esta modalidade teve sua origem na Revolução Francesa. O socialismo indicava uma distribuição mais equitativa da riqueza, condenando a propriedade privada dos meios de produção e a existência de desigualdades sociais.

Dentro do modo de produção socialista não devem existir diferenças de classes, dentre as quais se elimina a exploração do homem pelo homem. As relações sociais se baseiam na cooperação, na ajuda mútua e nos meios de produção pertencentes ao conjunto da sociedade.

Imagem: iStock. yoh4nn

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: