Mercado Bolsista - Conceito, o que é, Significado

Mercado-BolsistaChamamos de mercado bolsista ou mercado de ações a qualquer acontecimento, transação ou circunstância relacionada à bolsa de valores, órgão responsável pela comercialização de valores tais como ações, títulos, etc. Deriva do termo bolsa, que por sua vez, deriva do sobrenome Van Der Buerse, família nobre da cidade de Bruxelas que possuía um castelo onde eram realizados encontros de índole comercial; e assim, por causa do volume de intercâmbios realizados, seu nome foi utilizado para todo mercado de capitais.

As operações bolsistas atendem a três grandes necessidades: obtenção de financiamento por parte das empresas que colocam ações no mercado em troca de dinheiro; oferecer aos poupadores a possibilidade de tornarem-se investidores; e finalmente oferecer financiamento ao Estado, geralmente através da emissão de títulos. Em relação a tudo que se refere ao mercado bolsista, envolve três elementos: demandantes de capital (compradores), ofertantes (vendedores) e intermediários.

A negociação de valores bolsistas é realizada através de membros da bolsa tais como corretores, corretoras, agentes, etc. Estes recebem uma comissão pelo trabalho executado. Os operadores costumam utilizar sistemas bolsistas baseados em métodos para prever os valores que um ativo terá no futuro, de acordo com o banco de dados históricos e análises matemáticas.

As empresas que desejam cotar ações no mercado bolsista devem apresentar um livro que contenha dados de seu estado financeiro, a fim de que o mercado faça a correta avaliação do valor destas ações. Além disso, o mercado bolsista é regularizado pelo estado que cria normas para seu funcionamento adequado.

Na atualidade, os mercados bolsistas são eletrônicos, isto é, realizam seus intercâmbios através de uma rede de comunicação eletrônica. Eles se sustentam em um conjunto de servidores com um software apropriado para integrar a todos os vendedores.

Existem índices do mercado de ações que tentam explicar as diferenças de valor ou rentabilidade das ações em média. Estas ações costumam ter uma série de características em comum, como por exemplo, fazer parte de uma indústria em particular. O primeiro índice do mercado bolsista foi chamado de Dow Jones Industrial Average.

Atualmente o desenvolvimento do mercado de ações é de grande dimensão, até o ponto de operar cifras siderais a nível internacional. É sem dúvidas um desenvolvimento extremamente ligado ao capitalismo mundial como sistema econômico, desenvolvimento que continua expandindo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: