Melodia - Conceito, o que é, Significado

MelodiaPodemos definir como melodia a frequência das notas musicais que acontecem e acabam formando uma unidade independente com um sentido musical completo. A conjunção das melodias formam estruturas mais complexas como a estrofe e o coro, além de outras estruturas que fazem parte das canções. Em outros termos, a melodia é o elemento substancial da música. Isto significa que o conceito melodia se forma a partir da sucessão de notas musicais e por este motivo os termos melodia e música são utilizados com frequência como sinônimos. Entretanto, em certas ocasiões, pode-se dizer que certa música precisa de melodia.

Normalmente o conceito melodia está associado a uma toada, de maneira que o melodia da música em seu aspecto jovial vai acompanhado de certo ritmo (o aspecto dançarino da música).

Quando escutamos uma música e retemos na memória um refrão significa que captamos sua melodia, um aspecto diferente do ritmo e da harmonia.

O processo da criação musical

Criar música é toda uma arte e o primeiro passo é criar as notas para formar uma melodia, por exemplo, cantarolando ou assobiando notas com determinada estrutura. Em seguida, são acrescentadas notas baixas ou altas à melodia e logo é escrito um nexo ou gancho das partes melódicas. E tudo isso, pode-se encaixar à letra de uma canção e formar um tema musical.

Por outro lado, na hora de compor a música é necessário levar em conta uma série de aspectos:

- A forma de uma peça musical, ou seja, a estrutura de uma canção (a maioria dos temas musicais é uma combinação de estrofes e refrãos);

- Criar uma harmonia e um ritmo contagioso;

- A letra deve ser criativa e original;

- As canções incorporam algum gancho como fio condutor: “Let it be” dos The Beatles ou “No womam no cry” de Bob Marley são exemplos bem conhecidos com ganchos eficazes.

A melodia na poesia

Embora o conceito melodia esteja normalmente associado à música, não se pode esquecer que a poesia também apresenta uma dimensão melódica. Na verdade, as três unidades de um texto poético são o verso, a estrofe e o poema e levam implícita uma estrutura melódica. Para conseguir este efeito musical o poeta utiliza uma série de elementos: determinado ritmo (consoante ou assonante), uma métrica, algumas figuras literárias (por exemplo, a metáfora) e a sonoridade de certas palavras.

Imagem: iStock. SolStock

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: