O mapa geológico é aquele que representa a topografia de um espaço e também determina os princípios geométricos dos materiais existentes sobre a superfície terrestre.
A informação que fornece um mapa geológico está relacionada com os tipos de rochas e com as estruturas tectônicas do terreno.
Aplicações de um mapa geológico
São diversas as aplicações de um mapa geológico: servem para o estudo dos recursos minerais ou dos recursos hidrológicos subterrâneos; para o projeto e execução das vias de comunicação (por exemplo, as vias ferroviárias ou rodoviárias); como também para a construção de reservatórios. Por outro lado, o mapa geológico é uma ferramenta básica para o estudo dos recursos naturais, para conhecer os riscos de inundações ou a permeabilidade do terreno. Estas aplicações destacam uma ideia fundamental: a informação teórica de um mapa geológico tem uma utilidade de primeiro nível.
Elementos de um mapa geológico
Este documento cartográfico apresenta dados que são relevantes: a instituição que edita o mapa, a escala utilizada, a identificação de cada folha do mapa, assim como uma série de dados cartográficos (especialmente as coordenadas geodésicas). Embora estes dados sejam necessários para contextualizar a consulta de um mapa, o mais importante é o seu conteúdo. Dentro desse conteúdo, pode-se apreciar a informação topográfica através de curvas de nível ou de pontos isolados. Também se encontra a informação hidrológica e a distribuição da geografia humana. Por outro lado, aparece uma informação de caráter propriamente geológica, para isso, são utilizados símbolos lineares e cores.
Em todo mapa geológico há um item conhecido como legenda, que é a sequência organizada cronologicamente das classes que formam um território (a base da legenda mostra as classes mais antigas e a parte superior especifica as classes mais recentes). As referências que aparecem na legenda também informam outros aspectos: as diversas classes, os erros, os eixos de dobramento e a presença de fósseis (toda esta informação é expressa através de símbolos específicos).
Outros aspectos relacionados
Como já mencionado anteriormente, a utilidade de um mapa geológico é indiscutível. Para sua elaboração é imprescindível conhecer uma série de aspectos teóricos de certa complexidade: o reconhecimento de falhas, a identificação dos tempos geológicos, os problemas do solo, os fundamentos da climatologia e a contaminação ambiental. É preciso lembrar que estes aspectos incidem sobre a Terra e a geologia faz parte do conhecimento das estruturas terrestres.
Foto: iStock, chapelhilltar