Literário - Conceito, o que é, Significado

LiterarioO adjetivo literário é aplicado à criação narrativa em qualquer uma de suas manifestações. A literatura é uma arte e possui diversos gêneros através dos quais expressam beleza, ideias e sentimentos.

Não há um consenso claro sobre o que se pode qualificar como literário. Considerar como uma obra depende de muitos fatores: da subjetividade do leitor e dos critérios literários, da qualidade técnica de uma composição e inclusive do contexto cultural que apareça em uma obra criativa.

Os gêneros literários representam as diferentes formas de transmitir uma mensagem com dimensões artísticas. Cada gênero tem sua própria personalidade e uma singularidade literária. A poesia geralmente enfatiza os elementos estéticos da linguagem, nas quais são utilizadas com frequência as figuras retóricas que permitem idealizar as palavras e as figuras de linguagem: hipérbole, metáfora, metonímia, perífrase, entre outras.

A novela expressa seu valor literário com outro tipo de estratégia: a descrição precisa, a estrutura narrativa, a atmosfera para criar as palavras, o estilo e uma série de recursos técnicos.

O teatro é um gênero que se manifesta da mesma forma que um evidente sentido criativo, com a particularidade de incorporar elementos que completem e enriqueçam o texto literário como figurino, iluminação e outros componentes.

Além dos três gêneros citados, existem outras variantes da literatura: o roteiro, algumas propostas jornalísticas, o ensaio, a biografia, o gênero epistolar, etc. Todas as variáveis possíveis da literatura possuem valor e certa qualidade. Há um debate permanente e inevitável sobre isso, na qual participam os leitores, os críticos e os acadêmicos que avaliam cada criação. Apesar do contraste de opiniões, uma vez que cada texto possui ingredientes diferentes, existe certo consenso sobre sua validez e qualidade literária.

Assim mesmo, este conceito não se limita apenas aos mais variados gêneros, subgêneros e ao valor literário de um texto. Também emprega outras áreas relacionadas à literatura como: a figura do agente literário, os prêmios ou concursos literários e, inclusive, quando se fala de atmosfera e de um estilo literário que pode ser apresentado nas ruas de uma cidade ou em qualquer lugar que insinue alguma dimensão da literatura como a casa de um escritor, alguns museus, bibliotecas, livrarias e cafés que reúnem os escritores.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: