Juros - Conceito, o que é, Significado

JurosO termo juros se refere ao beneficio que se tem ou se paga pela concessão ou aquisição de um empréstimo; ele é solicitado especialmente quando não se tem um valor específico num determinado tempo. Os juros podem implicar em um risco, ou seja, a possibilidade de não ser efetuada a devolução adequada ou que tenha algum tipo de problema. Quanto maior o risco, os juros aumentam e vice-versa. Os juros são medidos como porcentagem do crédito em questão. Essa porcentagem é expressa em relação à unidade de tempo, geralmente por ano.

O crédito passível de juros pode ser adquirido de várias formas. Um exemplo é o cartão de crédito, que oferece a oportunidade de pagamento do consumidor em troca da cobrança de juros. Em geral, nestes casos, o sistema empregado é altamente custoso para o consumidor, fazendo com que a dívida cresça de modo exagerado se não for quitada rapidamente. Algumas das formas para ter juros são: colocar dinheiro no banco em um prazo fixo, comprar títulos de dívidas de um país, empresa, etc. Mas como dito anteriormente, muito destas operações envolvem risco, e quanto maior o risco assumido, maior o juros a ser cobrado.

Quando a taxa de juros é maior do que a inflação, costuma-se dizer que ela é positiva; da mesma forma que, quando é inferior à inflação, ela é negativa. A taxa de juros menor que a inflação é chamada de taxa de juros real. Assim, por exemplo, se a taxa de juros é de dez por cento e a taxa da inflação (aumento generalizado dos preços) é de dois por cento, então haverá uma taxa de juros real positiva de oito por cento. Todo este tipo de cálculo parece ser simples, mas em certas ocasiões não é fácil ter uma informação realista da inflação, pois em situações de países com estes problemas, os cálculos são feitos de forma rigorosa.

Como mencionado anteriormente, os juros geralmente apresentam certo risco. No entanto, existe também a taxa de juros livre de risco. Um exemplo desta circunstância pode ser oferecido pelos títulos do Tesouro dos Estados Unidos.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: