Jovialidade - Conceito, o que é, Significado

JovialidadeO substantivo jovialidade expressa a alegria no comportamento. Se alguém está de bom humor, otimista e com atitude podemos dizer que é uma pessoa jovial.

A jovialidade é o oposto da tristeza. Ambos sentimentos podem se manifestar de forma específica, em determinado contexto ou como uma tendência da própria personalidade individual. Na verdade, ser jovial é geralmente um comportamento de vida, por conseguir manter-se com esta personalidade diante de quase todas as circunstâncias. Existem pessoas que sabem desfrutar a vida de maneira natural e espontânea, sem precisar de estímulos externos, nem luxos e gratificações, pois se sentem bem com o que tem.

A ideia de jovialidade envolve um estado de alegria e, ao mesmo tempo, uma energia interior

Esta expressão de alegria é muito comum na infância, já que normalmente as crianças se comportam com vitalidade e animação.

Quando afirmamos que uma pessoa é jovial, estamos descrevendo uma qualidade positiva, pois se trata de uma maneira de enfrentar a vida fugindo da melancolia e da tristeza.

Sentir-se jovial é uma necessidade, sendo assim há uma grande variedade de manifestações culturais que são dirigidas a este fim:

frequentar festas, bailes, jogos e estar de bom humor. De maneira espontânea fugimos da tristeza e buscamos aquilo que é lúdico e estimula a jovialidade. É tão importante este aspecto que se encontra expresso em vários contextos. Na verdade, existe uma moda jovial, assim como a decoração de uma casa ou de um ambiente pode ser jovial.

A circunstância de jovialidade seria a ideal e a mais desejável, mas como oposto existe a depressão. Alguns especialistas em bioquímica do cérebro tentam entender estes fenômenos analisando as substâncias que interferem em uma ou outra realidade. Por exemplo, a dopamina é o neurotransmissor fundamental relacionado ao prazer.

A jovialidade está relacionada à personalidade, da mesma maneira que aflige também a população

De fato, há culturas com esta forma de ser. A população caribenha é conhecida pelo seu espírito descontraído e amigável, assim como por suas manifestações culturais alegres (por exemplo, dançar e cantar). Sua jovialidade está relacionada a sua localização geográfica, pois quando se vive em uma zona tropical o clima é agradável e com muitas horas de claridade. Assim, as circunstâncias ambientais têm um papel fundamental no estado de ânimo das pessoas, algo que se torna evidente também quando se trata de climas frios, desagradáveis e com poucas horas de claridade.

Imagem: iStock. AlexBrylov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: