Jovem - Conceito, o que é, Significado

JovemDenomina-se jovem à pessoa que se encontra em um período inicial de seu desenvolvimento orgânico. O termo provém do latim “Juventus” para referir à idade situada entre a infância e a idade adulta. Segundo a Organização das Nações Unidas, a extensão da juventude pode variar desde os 10 até os 23 anos, tanto na puberdade como na adolescência tardia, até chegar à juventude propriamente dita.

No entanto, segundo estas classificações, o certo é que a extensão da juventude é uma questão árdua de decifrar completamente, à medida que depende de vários aspectos como a maturidade física, psicológica, a formação, o entrelaçamento das relações sociais, a possibilidade de entrar no mercado de trabalho. Isto é especialmente importante ao considerarmos que uma pessoa jovem depende de critérios culturais dependentes da comunidade que pertence; certamente, o que hoje se considera uma pessoa jovem é diferente do que a sociedade considerava mil anos atrás.

Atualmente, o jovem está exposto a uma série de problemas que são próprios deste momento históricos especifico. Um deles, por exemplo, é o desemprego, que atinge a várias pessoas que desejam seu primeiro emprego. Na verdade, as nações europeias, consideradas desenvolvidas no aspecto econômico, têm uma taxa de desemprego na juventude de um nível preocupante. Assim, por exemplo, a Espanha, país castigado especialmente pela crise econômica iniciada no ano de 2008, apresenta uma taxa de desemprego juvenil que atinge cinquenta por cento.

Por outro lado, nos países subdesenvolvidos, o principal problema que apresenta a juventude é a falta de aquisição de uma renda decente, que lhe servirá para seu pleno desenvolvimento. Assim, embora a possibilidade de trabalhar seja mais evidente nestes países, o certo é que a renda derivada deste trabalho mal serve para cobrir as expectativas que uma pessoa poder ter para conseguir um bom nível de vida.

A partir destas considerações, conclui-se que o jovem está presente em uma época que enfrenta vários problemas e, como isso, deve dar uma resposta para atender suas aspirações. Nos últimos anos, isto tem levado a uma infinidade de manifestações em diferentes partes do planeta, realizadas principalmente por jovens que se veem deslocados da sociedade contemporânea e que buscam através delas resolver seus problemas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: