Jogos Recreativos - Conceito, o que é, Significado

Jogos-RecreativosO termo jogos recreativos se refere a toda atividade que tem como finalidade o prazer nos momentos de lazer. Assim, as atividades produtivas podem opor-se aos jogos recreativos, uma vez que são necessárias para sua própria manutenção e de toda sociedade; já as atividades recreativas acontecem nos momentos livres e servem para deixar de lado o tédio. No entanto, o que se pretende é encontrar um lugar intermediário entre uma atividade produtiva e uma improdutiva para estes tipos de jogos. De fato, são utilizados para aliviar o cansaço e o estresse do dia a dia.

Os jogos recreativos existem desde os primórdios do homem. Podem apresentar diversas formas, mas exigem regras do estabelecimento para um jogador interagir e submeter-se as limitações voluntárias. Estes jogos podem ser individuais ou coletivos, sendo que na história, os coletivos predominam sobre os individuais, chegando em ocasiões a ser motivo de importância social a participação dentro dos principais eventos. Sem dúvidas, o caso dos esportes em grupo pode ser um bom exemplo neste sentido, à medida que reúne as pessoas divididas em grupos e que tem metas a cumprir dentro das regras pré-estabelecidas.

Os jogos coletivos, por sua vez, podem ser observados em dois sentidos: ser competitivos ou cooperativos. No primeiro caso, podemos remeter novamente ao exemplo dos esportes como futebol, vôlei, basquete, etc. Já no segundo, estão os jogos de computador ou vídeo games que habilitam a possibilidade da participação de dois ou mais jogadores para a disputa.

Vale destacar que não são apenas os seres humanos que participam de jogos com frequência; é muito comum encontrarmos a participação de animais, principalmente dos filhotes. Estas práticas geralmente são entendidas como formas de aprendizagem de suas habilidades motoras e que lhes servirão no futuro. Os simuladores de lutas também são explicados como forma de aprendizagem.

Os jogos recreativos servem como forma de relaxamento diante das vicissitudes da vida que causam estresse. É por isso que é recomendável dar uma pequena margem de tempo nas atividades do dia, claro que dentro de um limite.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: