Investimentos - Conceito, o que é, Significado

Os investimentos são as ações realizadas com a finalidade de obter lucro ou beneficio. Assim, por exemplo, um investimento envolve um desembolso de dinheiro equivalente a um valor em troca de uma quantia de maior valor. Os investimentos são uma prática comum em uma economia de mercado que permite mobilizar recursos com relativa facilidade e eficiência desde setores menos produtivos até outros que são mais.

Um investimento pode abranger toda cadeia produtiva de uma economia. No entanto, a área que estuda com mais detalhes estes processos é a especializada no mercado de capitais. De fato, um processo contínuo de circulação de capitais envolve um estudo detalhado a fim de conseguir lucro e evitar sob qualquer ponto de vista uma perda. Neste sentido, existem algumas abordagens estratégicas muito utilizadas que facilitam esta tarefa e por certo não estão isentas de qualquer polêmica.

Uma delas é a denominada análise fundamental, que foca no conhecimento do valor intrínseco de um ativo. Quando observamos um determinado ativo, como por exemplo, uma ação, vemos que seu preço vai mudando no mercado. A pessoa dedicada à análise fundamental considera que talvez tenha um preço diferente do que deveria ter; um valor que tende a ajustar em qualquer momento. Assim, procura-se conhecer nos balanços da empresa, seus lucros e dívidas habituais nos últimos anos e sua relação com a concorrência; com estes dados, se consegue uma avaliação da empresa e o valor de sua ação para identificar se está barata em relação ao preço que o mercado atribui.

A outra abordagem é a chamada análise técnica. Esta se baseia no preço a ser descontado, e se olharmos sua evolução em um gráfico poderemos observar padrões que se repetem com o tempo. Assim, ao ser realizado este tipo de análise se busca identificar estes padrões para prever uma tendência no preço do produto em questão.

No entanto, no mundo dos investimentos, existem várias objeções em ambas as posições como consequência de uma teoria no que se diz respeito ao comportamento dos mercados. Segundo esta teoria, o mercado se comporta de uma forma eficiente e é impossível obter retorno, onde os preços manifestam toda a informação conhecida.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: