Internet - Conceito, o que é, Significado

Internet

Denomina-se internet a uma rede estendida em todo mundo que permite compartilhar recursos a milhares de usuários. Esta rede oferece inúmeros serviços, entre os quais o mais conhecido é o “World Wide Web”, que tem a capacidade de visualizar documentos e conteúdos espalhados por todo mundo através de um navegador. Outras funções são a capacidade de transmitir mensagens ou arquivos. A internet teve sua eclosão a partir do inicio deste milênio, mas já existiu há muito tempo atrás. Com o tempo adquiriu mais importância no comércio e sua infraestrutura cresceu, permitindo velocidade na transmissão de dados cada vez mais. Atualmente incorpora novos serviços como a possibilidade de transferir imagens ao vivo e a comunicação através da voz.

Do ponto de vista econômico, o desenvolvimento da Internet representou um grande salto na produtividade. A possibilidade de exercer trabalhos à distância, a interconexão com qualquer parte do mundo, a possibilidade de compartilhar informação em massa abrindo um leque de oportunidades antes vedado. Somadas todas estas possibilidades, o comércio encontrou uma nova forma de atuação e com isso rompeu certas barreiras de impedimento. Estas circunstâncias levaram apenas alguns anos e a quantidade de usuários se multiplicou. Em contrapartida, seus custos começaram a cair, proporcionando que seu uso seja alcançado por quase todos.

Além das possibilidades econômicas oferecidas, a Internet também se configurou como uma forma de lazer a baixo custo e que cada vez amplia seus horizontes com maior veemência. De fato, é cada vez mais fácil o acesso de materiais multimídia como filmes, músicas, obras de arte, etc. Isto favoreceu uma melhora constante no aspecto técnico que a rede evidenciou com o passar do tempo. Assim, o aumento da velocidade de transmissão é sem dúvida fundamental para a transferência de dados e a possibilidade de contemplar vídeo e áudio de alta qualidade.

Para o futuro, a expansão da internet parece continuar seu curso com um número de usuários cada vez maior e com melhores serviços. Esta situação representa um aumento na produtividade do ponto de vista econômico e com melhorias substanciais para a população.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: