Instrução - Conceito, o que é, Significado

InstrucaoDenomina-se instrução ao processo que uma pessoa ou grupo de pessoas atravessa um período de aquisição de conhecimentos em um determinado campo. Assim a instrução se refere a uma grande variedade de tarefas, em particular as que servem para desenvolver algum tipo de habilidade de trabalho. A educação formal pode enquadrar-se dentro desta definição, sendo um tipo de instrução que é exigida em grande parte pelo estado como medida de integração social e de incorporação no futuro mercado de trabalho. Existem algumas instruções especificas que também são exigidas obrigatoriamente como consequência do perigo que representa um mau desempenho em uma determinada tarefa.

Já a autoinstrução como um sistema educativo formal possui poucos anos de vida. Embora seja certo que no início as crianças têm poucas dificuldades com as tarefas atribuídas, são os primeiros anos que servem como um processo de aprendizagem relacionado à socialização. Desta forma, compreende a interação com os colegas e adultos em um bom nível de vivência. Com o passar dos anos, este tipo de atividade desenvolve mais habilidades na matemática e no conhecimento da língua. E finalmente, se incorporam as diferentes ciências em um nível primário.

Em relação à instrução média, ou seja, o ensino médio, esta se caracteriza pelo aprofundamento da instrução primária com o aditivo de ser um preparatório para a universidade. Nesta etapa, ela se desenvolve durante todo o período da adolescência e, além disso, prepara o indivíduo para a entrada no mercado de trabalho. É por esta circunstância que a instrução costuma ser variada e mantém relação com as demandas que o aluno terá no futuro.

À parte da instrução formal existe outro tipo de instrução, que é a informal, e que atende às necessidades de cada indivíduo. Neste sentido, cada um deve ser responsável pela sua e com a finalidade de complementar as capacidades que se tem, além de desenvolver aquelas que podem ser consideradas relegadas. Com o tempo e apesar do tempo dedicado que em muitas ocasiões pode parecer muito e desperdiçado, sem dúvida os frutos começam a se tornar evidentes.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: