Inspiração - Conceito, o que é, Significado

InspiracaoA inspiração é valorizada de forma especial em qualquer processo criativo, ou seja, brotam ideias de forma espontânea e natural. Todo escritor tenta tirar o máximo de seus momentos de inspiração, esses que são totalmente imprevisíveis, ou seja, não surgem de um planejamento prévio porque a mente não é uma máquina. Para ter ideias, um escritor se inspira no cotidiano através das situações do dia a dia, de um filme, de um livro, ou até mesmo da conversa entre amigos. A inspiração mostra que o ser humano precisa sair do seu mundo interior para aprender constantemente com os outros. Há um filme fantástico que mostra bem esse lado de valorizar a inspiração: O ladrão de palavras.

A inspiração é tudo aquilo que evoca em você algo especial. Todo gancho pode levar a uma grande ideia. A inspiração é agradável, entretanto, todo artista sabe que existem poucos momentos de inspiração em relação às longas horas de trabalho que tem pela frente. Por isso, a melhor filosofia para todo artista é: “Encontrar a inspiração trabalhando”. Ou seja, podemos dizer que para estar inspirado também é recomendável ter pré-disposição ao trabalho em relação aos hábitos de horários regulares, a um ambiente de trabalho acolhedor, a uma rotina de trabalho específica, etc.

Dentro desses cenários que são ideais como ponto de inspiração, vale destacar que a natureza é um fator perfeito de bem-estar e que produz sensações e emoções muito agradáveis. Ao estar em contato com a natureza, a mente humana se sente maravilhada de tanta beleza, além disso, ao respirar ar puro, qualquer pessoa se sente mais relaxada e tranquila. Assim, nesse ambiente de bem-estar absoluto, as ideias passam a fluir melhor porque para ter inspiração é fundamental estar relaxado e descansado.

As pessoas muito estressadas e cansadas têm poucos momentos de inspiração porque o estresse já é esgotante por si só. Um momento de inspiração é uma espécie de momento mágico em que uma pessoa libera toda sua criatividade e imaginação graças a um lampejo de luz que dá lugar a uma ideia brilhante, original e genuína.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: