Inóspito - Conceito, o que é, Significado

O adjetivo inóspito expressa algo desagradável e pouco acolhedor por alguma causa. Normalmente é utilizado em relação aos lugares que possuem características pouco acolhedoras.

Etimologicamente é um vocábulo que provém do latim inhospitus que deriva por sua vez de hospitus e se refere à hospitalidade. Assim, palavras como hospital e hospitaleiro tem a mesma origem.

Uma casa fria e pouco acolhedora pode ser qualificada como inóspita. Da mesma forma, algumas condições de vida também podem ser consideradas dessa maneira. Em poucas palavras, inóspito é tudo aquilo que não oferece segurança e causa uma sensação psicológica de desamparo e incômodo.

Paisagens tipicamente inóspitas

Certos lugares são bem desfavoráveis à vida das pessoas. As condições extremas da temperatura, a escassez de recursos naturais, a orografia do terreno ou o excesso de água são elementos que determinam a adaptação do homem ao meio. Quando este conjunto de condições é adverso, pode-se dizer que se trata de um território inóspito.

Para observar as imagens da Lua, utiliza-se com frequência o adjetivo inóspito, pois é um lugar não apto para a vida. Por outro lado, o aspecto apresentado é sinônimo de solidão e isolamento.

O deserto apresenta condições climáticas bem rígidas (muito calor durante o dia e com intensas geadas durante a noite). É um lugar desagradável com todo tipo de incômodo e perigo, enfim, é um lugar inóspito.

Os ambientes glaciais não são adequados para a vida em sociedade. Por outro lado, as condições são tão extremas que o número de espécies vegetais ou animais é muito reduzido. Estas circunstâncias fazem com que os territórios glaciais do planeta (por exemplo, a Groelândia) sejam considerados inóspitos.

A guerra traz consequências devastadoras para os territórios afetados. Uma cidade destruída pelos efeitos de um bombardeio ou por consequências de uma batalha se tornam um lugar que desprende energia negativa e causa sensação de tristeza e desilusão.

Lugares inóspitos como recurso cinematográfico

Nos filmes de terror aparecem imagens impactantes, normalmente de lugares sinistros, misteriosos e isolados. Os cenários inóspitos servem como um importante elemento para a história, pois transmitem uma ideia de medo e intranquilidade. No gênero do terror é bem comum que as cenas transcorram em uma cidade em ruínas, em um castelo de aparência sinistra, em um edifício abandonado ou em um cemitério repleto de névoa. Todos estes lugares são considerados fúnebres e inóspitos.

Imagem: iStock, 4421010037

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: