Indisciplina - Conceito, o que é, Significado

IndisciplinaDenomina-se indisciplina à atitude que se relaciona com os deveres pessoais e que refletem na falta de ordem, na determinação e na projeção de metas. Ela está presente em toda empresa e é responsável em boa parte por um grande número de fracassos pessoais. Quando a indisciplina se torna excessiva pode ser considerada uma alteração patológica que impede o comportamento adequando de uma pessoa na sociedade. Na verdade, o simples fato de existir um ambiente social faz com que o homem consuma recursos constantemente e os troque com os outros. Quando por algum motivo psíquico este tipo de interação é afetado negativamente, pode-se dizer que a pessoa é restringida de seu desenvolvimento e de plena integração.

A indisciplina é um hábito difícil de superar quando se apresenta desde a infância. Na verdade, para um criança é difícil entender que uma chamada de atenção serve para atender seu próprio interesse e que carece de uma visão pejorativa em relação a ela. É por isso que os educadores devem ser extremamente pacientes com seus alunos e tratá-los com delicadeza. Neste sentido, é importante que a pessoa afetada entenda que é necessário traçar metas e destinar parte de seu tempo para cumpri-las, não só pelos benefícios a receber, mas também pela autoestima que pode ocasionar. Toda área que deseja avançar, seja ela reconhecida ou não, exige a disponibilização de recursos e a organização de tempo para poder trabalhar livremente.

A indisciplina pode acontecer em muitas ocasiões pela falta de objetivos ou motivação em conquistar. Neste sentido, deve-se entender que o fracasso que ocorre principalmente quando criança é aquele de maior dificuldade a superar. O estabelecimento dos próprios objetivos, além daqueles que a sociedade nos impõe é fundamental para a disponibilização dos recursos necessários. Este tipo de circunstância dificilmente pode ser compensado com a imposição de prêmios e castigos externos que podem estar relacionados com os interesses e inclinações da pessoa em questão.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: